Estas luzes no céu de Ontário parecem um encontro alienígena

Fotógrafo semiprofissional do Canadá foi pego de surpresa e registrou fenômeno raro durante uma madrugada

O fotógrafo semiprofissional Timothy Joseph Elzinga acordou no começo de uma amanhã para atender ao chamado de seu filho de dois anos, que chorava. Quando olhou pela janela, se deparou com uma visão espetacular e rara conhecida como “pilares de luz” Inteligentemente, pegou sua câmera e capturou algumas das imagens mais incríveis já registradas desse fenômeno natural.

whatsapp invite banner

• As melhores fotos subaquáticas de 2016 são de outro mundo
• Nós erramos a idade da Lua por muito tempo

Esses feixeis verticais de luzes multicoloridas parecem auroras, mas aparecem quando uma luz natural ou artificial salta dos cristais de gelo que flutuam próximo ao solo. Aqui, o ar no norte de Ontário estava tão gelado que os cristais de gelo se formavam no alto, refletindo as ruas da cidade e as luzes dos estabelecimentos. Elzinga, que mora em North Bay, observou essa exibição majestosa de luz por cerca de 45 minutos, a partir das 1h30 da manhã, no horário local. Ele conseguiu até capturar um vídeo do evento raro (ele tem seu próprio canal no YouTube).

“Eu consegui capturar essas imagens porque as luzes estavam muito brilhantes e nítidas e por usar as configurações manuais do meu celular para ajustar o tempo de abertura (do obturador) para oito segundos”, explicou ao Gizmodo. “Também abri a janela e removi a tela de proteção para conseguir uma visão sem obstruções. Então, usei a borda da janela como um tripé improvisado para evitar borrão por causa de movimento.”

luz-1

Elzinga correu para fora para ver se conseguia tirar mais fotos e até saiu com o carro. Mas os pilares de luz pareciam ficar melhor a partir de seu ponto inicial, já que uma grande colina com florestas atrás de sua casa dava proteção contra a poluição luminosa. Na hora, ele não sabia para o que exatamente estava olhando. Só foi descobrir o nome do fenômeno após um pouco de pesquisa.

luz-2

“Foi algo quase sobrenatural e, embora as imagens tenham ficado incríveis, eu diria que foi ainda mais legal presencialmente”, encerrou Elzinga.

Imagens: Timothy Joseph Elzinga

 

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas