O iOS 7 era esperado como o astro do dia na Worldwide Developer’s Conference (WWDC) da Apple neste ano, mas ele não é o único sistema operacional que vai ganhar uma atualização grande. Supostamente chamado internamente de “Cabernet”, o OS X Mavericks foi revelado nesta segunda-feira. As melhorias específicas, no entanto, foram feitas para melhorar o desempenho em todas as plataformas da Apple. Assim, a atualização para o OS X Mavericks não vai apenas facilitar a sua vida em um Mac. Vai tornar a sua vida em todos os aparelhos da Apple mais fácil.

A nova versão do OS X oferece diversas melhorias que vão agradar seus usuários mais assíduos. E também vão agradas usuários de iPhone e iPad, já que muitas das mudanças foram emprestadas ou inspiradas pelo iOS. A atualização vai supostamente corrigir os vários problemas do iMessage e iCloud, assim como reformular algumas partes fundamentais do software da Apple. O Finder vai ganhar novos recursos de navegação, incluindo abas (como em um browser) e tags (você pode marcar seus documentos e encontrá-los com mais facilidade), e isso pode tornar a navegação em seu Mac mais parecida com a navegação na web.



ku-xlarge (1)

A partir daqui, as atualizações começam a ficar mais interessantes para os power users da Apple. Designers que adoram várias telas ficarão felizes em saber que o suporte a apps em tela cheia agora poderá ser feito em múltiplas telas. Isso inclui a capacidade de abrir o dock e usar a barra de menus em todas as telas. Também significa que você conseguirá rodar o Photoshop em modo tela cheia ou abrir em apenas uma e manter o SPotify aberto na outra. O Mission Control também foi atualizado, e a Apple TV pode agir como uma tela extra que interage com o seu desktop. Então você pode mover telas do Mission Control para a Apple TV.

Tecnologia Avançada

O novo OS inclui várias melhorias “escondidas”, incluindo duração da bateria ampliada, memória comprimida e “Time Coalescing”. Todas essas mudanças significam que o sistema vai rodar melhor – até 1.5x mais rápido do que o Mountain Lion.

Relacionado a melhorias puramente técnicas, vem aí uma grande atualização para o antigo app de gerenciamento de senhas. Ele é chamado iCloud Keychan e salva não apenas senhas de apps no seu Mac, mas também suas informações pessoais em sites. Isso significa que você jamais precisará digitar uma senha duas vezes novamente.

Bateria mais duradoura

O OS X Mavericks tem várias melhorias que a Apple diz que vão aumentar a performance da CPU do seu MacBook em até 72%. Mais poder e mais bateria, projetado para usuários em trânsito.

Como o novo OS melhora tanto a performance da CPU? Uma tecnologia chamada Time Coalescing, que suaviza a utilização da CPU para melhorar a transição entre estados ativos e passivos. Parece ótimo, mas precisamos ver se vai realmente funcionar tão bem assim na vida real.

Safari

O Safari recebeu algumas melhorias que incluem a possibilidade de pausar uma página – “App Nap” – ou abas rodando em segundo plano para liberar memória extra, economizar a bateria e aumentar o desempenho do que você estiver fazendo no momento. Isso é o que o iOS já faz para manter sua navegação na web boa. Também foram feiras melhorias no Javascript, otimização de abas de fundo e economia de energia. O Safari já roda cerca de 30% mais rápido que o Firefox e 50% mais rápido que o Chrome. Agora vai ser cerca de 300% mais rápido. E gastando menos energia. Veremos se é isso mesmo.

Os recursos dentro do browser também foram melhorados ou expandidos. A mais animadora de todas está uma barra lateral na parte esquerda do browser. Um recurso chamado Reading List permite salvar para ler artigos mais tarde, e você pode fazer scroll infinito por artigos salvos e links compartilhados no que parece ser um recurso bem básico de compartilhamento social. Em outras palavras, o Safari quer ser seu novo Google Reader.

Calendar e Maps

Eis o flat design que você tem ouvido falar; Os novos apps do Calendar e do Maps parecem bastante com o antigo app iCal e com o Google Maps clássico. As melhorias de interface acompanham um novo calendário e funcionalidades de mapa, como a inclusão de informações do tempo, mapas e horas de viagem nos eventos do calendário e a capacidade de mandar um mapa do seu Mac para o iPhone rapidamente. O app Maps parece mais animador já que você pode usar o recurso Flyover e ver imagens em 3D de cidades do mundo em uma tela grande com conexão de dados rápida, o que significa que você terá menos lags durante a exploração. Parece que programar uma viagem vai ficar mais rápido e fácil.

ku-xlarge (2)

iBooks

E a Apple também está trazendo o iBooks para o Mac. Os recursos aqui são quase todos iguais ao da versão do iPad, mas uma tela maior facilita na hora de tomar notas.

ku-xlarge (3)

Isso tudo parece excitante? Não muito, mas a Apple conseguiu entregar aos seus usuários alguns recursos simples que eles estavam pedindo.

Se você estiver rodando o OS X Snow Leopard ou Lion, provavelmente verá uma grande melhoria em desempenho e estabilidade ao atualizar para o Mavericks. Se estiver usando o Mountain Lion e fizer toda a navegação no Chrome, provavelmente não precisará gastar dinheiro no Mavericks quando ele for lançado durante a primavera. A não ser que você queira, é claro. E a Apple quer que você queira.

ku-xlarge (4)