Depois de anos esquecido, o Mac Pro enfim recebe uma atualização. Mas não é apenas uma evolução no hardware: ele ganhou um design totalmente novo, e ficou até duas vezes mais rápido.

A maior mudança está no design: antes com um corpo tradicional de alumínio, agora o Mac Pro parece uma cápsula do tempo, todo em preto, e muito menor que seu antecessor (veja a imagem abaixo) – ele tem 1/8 do volume.



E apesar de ser pequeno, ele tem bastante conectividade: são 4 portas USB 3.0 e 6 portas Thunderbolt 2, além de HDMI, Ethernet e áudio.

Com processador Intel Xeon de 12 núcleos 256-bit, o novo Mac Pro agora usa memória flash via PCIe para armazenamento; isto permite leitura a uma taxa extremamente rápida de 1,25 gigabytes por segundo.

Ele possui memória ECC, que corrige os tipos mais comuns de corrupção de dados, tornando o sistema mais estável. Trata-se de memória DDR3 com 60 Gbps de desempenho.

Ele também usa duas placas de vídeo AMD FirePro – é o primeiro Mac a fazer isso. Isto o torna até 2,5 vezes mais rápido. Ele tem suporte à resolução 4K, o quádruplo do Full-HD.

O Mac Pro será lançado “ainda este ano” sem preço definido (pode apostar que será bem caro). Ele é fabricado nos EUA. [Apple]

Mac Pro antigo x novo

ku-xlarge (2)

Mac Pro visto por trás

mac pro traseira