O primeiro produto dobrável da Apple pode ser um MacBook gigante de 20 polegadas, em vez de um iPhone ou iPad. Segundo o analista financeiro Ming-Chi Kuo — conhecido por ser uma fonte confiável sobre planos da Apple —, a fabricante quer iniciar a produção em massa do produto em 2027, para, depois, lançar em 2028.
Em uma publicação no X (antigo Twitter), Kuo afirmou ter informações que o único dispositivo dobrável da Apple em desenvolvimento concreto é um MacBook de 20,3 polegadas. O computador deve ser produzido em larga escala somente em 2027, com um possível lançamento somente no início de 2028.
最近我多次被詢問蘋果是否計劃在 2025 年或 2026 年量產可折疊 iPhone 或 iPad。我的最新調查顯示,蘋果目前唯一有明確開發時程的可折疊產品,只有配備約20.3"顯示器、並預計在2027年量產的MacBook。
—
Recently, I've received many inquiries about whether Apple plans to mass-produce the…— 郭明錤 (Ming-Chi Kuo) (@mingchikuo) March 7, 2024
Kuo atua no mercado financeiro na região do sudeste asiático e tem contatos na cadeia de fornecimento de componentes da Apple na Ásia. Apesar de ser uma das fontes mais confiáveis em relação à Maçã, é preciso lembrar que a informação ainda se trata de um rumor.
Faz sentido para a Apple?
A ideia de um MacBook dobrável pode parecer estranha, já que todos os notebooks são dobráveis. Contudo, os computadores portáteis dobram têm a dobradiça entre a tela e o segmento principal, que conta com todos os componentes internos, além do teclado e track pad.
No caso do MacBook, o aparelho pode ter somente uma tela gigante, como um iPad. Ao dobrar a tela, iria aparecer um teclado virtual sensível ao toque.
Vale mencionar que, graças aos chips próprios da Apple, como os mais recentes M3, M3 Pro e M3 Max, não é mais necessário ter um computador com estrutura robusta para suportá-los. Com isso, a fabricante pode unificar o MacBook e o iPad em um único produto dobrável que entrega o desempenho de um notebook e a portabilidade de um tablet.
Além do MacBook, rumores indicam um iPhone dobrável
Como você leu aqui no Giz Brasil no mês passado, havia rumores de que a Apple estaria desenvolvendo um dispositivo dobrável de 20,5 polegadas. Porém, à época, acreditava-se que, em vez de um MacBook, o aparelho seria somente um tablet e chegaria somente após o lançamento de um iPhone dobrável, em 2026 ou 2027.
Em relação ao iPhone dobrável, aliás, existem rumores que a Apple trabalha em um celular com tela flexível de oito polegadas. As informações disponíveis até então indicam um aparelho bastante fino, com metade da espessura dos iPhones atuais. A ideia é que o telefone não faça muito volume no bolso ao ser dobrado.
A Apple hesita em entrar no mercado de dispositivos dobráveis por ainda ver muitos problemas na tecnologia, como questões de durabilidade e falhas de design. Em todos os celulares com tela flexível existe a dobradiça do painel que aparece ao fechar o aparelho, por exemplo. Até agora, pelo menos.