Smartphones com Android e o iPhone têm ótimos navegadores de fábrica. Mas e todos os outros celulares? O preferido aqui da casa é o Opera Mini, programinha gratuito que melhora bastante a navegação na interwebs em celulares menos capazes. E ele parece estar indo bem no Brasil. Hoje a empresa divulgou que a participação do OM no mercado nacional  aumentou consideravelmente, pulando para 26% entre os navegadores móveis.

O salto aconteceu provavelmente porque desde agosto o Opera Mini está em PT-BR, com um site bacana. O bacana do Opera é que ele carrega as páginas normalmente mais rápido que um navegador normal (Sabia bem disso no meu E71). A mágica acontece porque as páginas são pré-processadas em outro servidor, e aparecem na sua tela com um tamanho mais adequado, e consumindo menos dados. A última versão ainda tem coisas bacanas, como navegação por abas e speed dial.

Perguntei pro pessoal da Opera quais celulares brasileiros mais usam o programinha. Para minha surpresa, não é um Nokia que ocupa o primeiro lugar (mas são quase todos os primeiros):

Sony Ericsson W800
Nokia 5000d
Nokia 5130 XpressMusic
Nokia 5310 XpressMusic
Nokia 3120c
Nokia 7100s
Nokia 2680s
Nokia E71
Nokia 5610d
Nokia N95

E por ele funcionar em basicamente qualquer celular que roda Java (e ser um preferido de muita gente que tem Nokia), o Opera Mini já passou o Mobile Safari do iPhone em Internet Móvel no Brasil:

Você que navega na Internet pelo celular, usa o Opera Mini? Alguma opção melhor?

 

Tendências Globais

Em Dezembro de 2009, mais de 46.3 milhões de pessoas usaram o Opera Mini, um aumento de 11% em relação a Novembro de 2009.
Essas 46.3 milhões de pessoas visualizaram mais de 20.7 bilhões de páginas em Dezembro de 2009. Desde Novembro, houve um aumento de 10.1% em pageviews. Comparado com Dezembro de 2008, ou aumento foi de mais de 159%.
Os usuários do Opera Mini geraram mais de 315 milhões de megabytes (MB) de dados para operadoras em todo o mundo em Dezembro de 2009. Desde Novembro o crescimento foi de 10,5%. Como o Opera Mini comprime os dados dos sites em até 90%, estes representam 2.9 petabytes (PB) de dados em Dezembro caso não fossem comprimidos. Desde Dezembro de 2008, o tráfego de dados cresceu 206%.
Os 10 maiores países listados pelo número de usuários do Opera Mini são (em ordem): Rússia, Indonésia, Índia, Ucrânia, China, África do Sul, EUA, Vietnã, Nigéria e Reino Unido. Neste mês a Ucrânia ultrapassou a China, o Vietnã manteve seu crescimento em detrimento do Reino Unido e Nigéria voltou à lista após 3 meses ausente, tirando a Polônia da lista dos 10 maiores pela primeira vez.

O que dizemos

"Os brasileiros falaram," disse Jon von Tetzchner, Co-fundador da Opera Software. "Eles querem uma experiência de Internet móvel mais rápida, econômica e acessível nos seus telefones. Ficamos contentes de poder atender a essa demanda. Desde o primeiro lançamento do Opera Mini há quatro anos temos lutado para tornar a Internet móvel mais rápida, mais econômica e acessível. Nem todos podem comprar um iPhone e para isso, o Opera Mini – disponível para quase qualquer celular – vem ao resgate, oferecendo uma experiência quase idêntica à do computador, enquanto mantém o custo de dados o mais baixo possível.”