A Microsoft organizou hoje um encontro com blogueiros para mostrar as maravilhas do Office 2010, que chega às lojas no segundo semestre. Ele terá videoconferência fácil com mesa de reuniões virtual, apresentações e colaboração na nuvem, resposta de e-mail com chat em tempo real, planilhas de Excel suportando 900 mil linhas e aproveitando múltipos núcleos, novas opções de segurança e proteção contra modificações… Tudo interessante para alguém que abotoa a camisa antes de ir para o trabalho todo dia. Você está interessado?

Eu, não. São todos serviços bacanas, reconheço. Mas cada vez mais me convenço que o Wordpad do Windows 7 combinado com o Google Docs supre bem minhas necessidades. Uso o Wave todo dia para coordenar pautas, MSN e GTalk para resolver demandas urgentes. Comprei o Office doméstico, com 3 licenças, só para abrir os arquivos que todo mundo manda. Mas, honestamente, vejo coisas gratuitas e na nuvem cada vez melhores.

O Google diz que ao final de 2010 o Google Docs concorrerá de fato em funcionalidades com o Office 2010. Pode ser que, para o usuário corporativo, não. Mas pra mim, certamente. E para você? Ansioso pelo novo Office? Você usa pesadamente os recursos em casa? O Open Office quebra o galho? Grandes suites de edição de textos e apresentações estão previstas no seu orçamento de software?

PS: Lembrei-me de um uso interessante para universitários: o Office 2010 virá com vários templates com padrão ABNT para monografias e dissertações. Há uns 10 anos isso seria bastante útil pra mim.