Made in Brazil Quando o telemarketing decide dar prêmios

As operadoras de celular parecem estar tentando compensar inconveniências com prêmios. Primeiro eram as propagandas no celular, que poderiam render minutos de ligação ou pacotes de torpedos. Agora, o telemarketing: você pode ganhar da Vivo uma camisa da Seleção, mas para isso precisa aceitar receber ligações da Vivo oferecendo produtos e serviços. Será que isso dá certo?

As operadoras de celular parecem estar tentando compensar inconveniências com prêmios. Primeiro eram as propagandas no celular, que poderiam render minutos de ligação ou pacotes de torpedos. Agora, o telemarketing: você pode ganhar da Vivo uma camisa da Seleção, mas para isso precisa aceitar receber ligações da Vivo oferecendo produtos e serviços. Será que isso dá certo?

whatsapp invite banner

De acordo com o regulamento (pdf), a promoção "Chamada Premiada" funciona assim: os clientes pessoa física, pós e pré-pagos, que optaram por receber propaganda da Vivo — provavelmente na assinatura do contrato — têm chance de ganhar uma camisa da Seleção, cada vez que recebem uma ligação — qualquer ligação, não necessariamente telemarketing da operadora.

A Vivo recomenda que você sempre deixe o celular ligado e atenda a todas as ligações, mas isso não é exigido pelo regulamento — só aumenta as chances de ganhar o prêmio. A cada 3.000 ligações recebidas por celulares da Vivo, a operadora escolhe uma para ser premiada com a camiseta.

Se você for premiado, você recebe uma mensagem gravada do Pelé, dizendo que ganhou uma camisa da Seleção, entende, e você resgata o prêmio sem qualquer custo. Ou você pode não ganhar coisa alguma: são cerca de 167 mil camisetas, mas nem todo mundo que participa da promoção leva uma.

Consigo pensar em vários poréns desta iniciativa: se a bateria do seu celular acabar, você pode perder a ligação do Pelé e, ao que dá a entender regulamento, você pode ser desclassificado; se você trabalha ou estuda onde não se pode atender o celular, poderia ser desclassificado também.

Além disso, o opt-in de receber propaganda no celular pode não ter sido feito de forma transparente, na assinatura do contrato, e você pode estar participando da promoção sem saber. Ganhar uma camiseta pode ser legal, mas receber uma ligação do Pelé, do nada, pode ser um pouco medonho: eu, pego de surpresa, já tive que atender o Netinho no meio do dia. Tenho pesadelos até hoje.

Enfim! Ser sorteado parece fácil, mas ganhar de fato o prêmio, nem tanto. Isso me parece trabalho demais por uma camiseta. O que você acha? [Vivo]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas