A chinesa Huawei domina o mercado de modems USB no mundo e continua a mesma coisa entrou também no mundo dos celulares 3G. Chega agora à Claro (e só a ela) o Mystery, segundo aparelho deles no Brasil (O primeiro foi o U1307) que tem um único propósito: ser um modem barato que fala. Custa R$ 10 no Claro Conta com plano 3G, ou R$ 250 pré-pago. Sim, é mais barato que um modem até. E o Mystery até que tem uma meia-dúzia de coisas interessantes.

Em resumo:

Câmera de 1.3 MP
MMS
Cartão MicroSD até 2GB
Bluetooth
Visor Externo
Vídeo Chamada
3G

Nada demais, não é? Fora, obviamente, o 3G. Apesar de ser um dumbphone por dentro e por fora, o pequeno chinês pode ser usado como modem, o que o torna muito superior ao iPhone <sarcasmo /off>. E talvez  plugado em um notebook seja a melhor maneira de usá-lo para navegar, já que o acesso à internet pelo Mystery é meio incômodo, por conta da tela pequena e a falta de um cursor. Mas ele abre sites normalmente, só não rola Flash nem alguns protocolos  de segurança (não acessou o hotmail, nem o Logmein, mas twitter e orkut sim).

Em multimídia, ele toca MP3, vídeos em 3GP e parou por aí. Senti falta de rádio FM, recurso que tem em quase qualquer celular vagabundo hoje em dia. O Bluetooth reconhece outros aparelhos e dispotivos bem, como deveria.

Como o Mystery foi lançado pela Claro, tem menus personalizados da Claro, por algum motivo estranho ele também só pode baixar tons na loja online da Claro. Outro problema relacionado à operadora é que ele possui câmera frontal para vídeochamada (alguém usa isso, aliás?), mas o serviço não está habilitado neste aparelho pela claro também.

Como destaque estético, vale falar do visor monocromático externo, que tem um charme e mostra avisos de chamadas, mensagens e bateria fraca. Quando ele se apaga mal da pra perceber que ali tem um visor, o que é bem legal.

Huawei Mystery (U5707)

Internet 3G

Funciona como Modem

Visor externo bonito e discreto

Barato

Um celular comum: Agenda despertador calendário, etc…

Não tem rádio FM

O PC Assistent próprio da Huawei é bem fraco e não compatível com o Windows 7