Sim, há aliens que conseguem digitar estupidamente rápido em um teclado normal de celular. Mas convenhamos, para fazer coisas como conversar no Messenger, por mais q vc gost d abrev., nada barra um teclado inteiro, QWERTY. Essa é basicamente a razão de existir do Samsung Scrapy: socar um teclado inteiro, N97-style, embaixo de um celular comum e barato (R$ 499, pré), para que as pessoas nunca mais apareçam ausentes no MSN. Será que vale? Nós testamos.

O Scrapy (SGH-T459) é basicamente um smartphone mas sem funções complexas e preço de um smartphone. O verniz branco e azul-esverdeado ajuda a dar um tom mais jovial, que pode agradar alguns e afastar outros. É diferente, de qualquer forma. Em termos de recursos, ele é ágil, possui QWERTY, cliente dedicado de Messenger (MSN pré-instalado, sem GTalk ou Skype), entre outros aplicativos básicos, como um de e-mail pop3 decente. Mas em contrapartida não possui 3G ou Wi-fi, customização, ou um sistema de gerenciamento de arquivos bom o suficiente para agradar alguns usuários mais exigentes. O Scrapy é ligeiramente mais pesado que celulares comuns, mas em termos de design o maior problema talvez seja as dimensões. Ele é meio grosso, o que talvez dificulte andar com ele no bolso da frente, dando o famoso efeito-homem-berinjela, semelhante ao X1, da Sony.

Como messenger

Comecemos pelo que interessa: o diferencial do Scrapy é o teclado, que deu a sensação de bem construído. É fácil a adaptação – tive um ou outro problema com o ponto de interrogação, pois esquecia de ativar o tab, mas nada grave. As teclas não são duras e minimamente espaçadas – não tão apertadas como num Blackberry ou E71, mas estreitas o suficiente para que um dedo mais grosso esbarre em duas letras ao mesmo tempo.

O Messenger dele parece ser um cliente específico da Samsung para o aparelho, adaptado ao processador e conexão EDGE. A navegação no Messenger é rápida, com rápido envio e troca de janelas. O único problema: ele é bastante demorado para entrar. Por demorado leia-se 2 a 3 minutos, que faz você pensar que o celular travou das primeiras vezes. Depois que você se acostuma, dá para fazer um cupnoddles ou o mil_nojos durante a espera.

Um atrativo extra do Scrapy é o pacote de dados específico do Messenger no celular analisado (da Vivo), que custa R$ 8,90 por mês, o que dá direito a acesso ilimitado ao cliente dentro do plano contratado. E sim, ele é um celular para falar no MSN e responder e-mails – nem pense em acessar páginas da internet com o navegador padrão, a não ser os portais wap. Falando em e-mails, há um aplicativo chamado Samsung Mobile Business, que permite uma conexão do celular com o e-mail corporativo, o que o faz se aproximar um pouco de um smartphone adulto.

Música

O telefone desempenha bom papel no quesito music player, mas peca em pontos cruciais como os fones, que como acontece na maior parte da linha da Samsung são pouco resistentes, com volume muito baixo quando está no médio e “estourando tímpanos” no alto. O pior é que você não pode plugar o seu, já que a entrada é proprietária. Mas se o fone auricular falha, o alto-falante do aparelho vem para compensar. Comparativamente e especialmente pelo preço, a qualidade sonora dos speakers é muito boa – ainda que, pelo aumento do número de pessoas empolgadas no ônibus ouvindo rádio alto, não sei quão boa é essa funcionalidade. E como bom smartphone não esperto que é, o Scrapy não deixa o o tocador de música em segundo plano. Não será dessa vez que você jogará Snake ouvindo metal.

Telefone

Como telefone, o Scrapy tem um ótimo sinal (só fiquei sem sinal no metrô, óbvio, mas fora dele ele funciona perfeitamente), viva-voz, manda sms como apoio do qwerty com agilidade e agenda para 1000 contatos, entre outras funcionalidades básicas. Ele estranhamente não importou os contatos do meu SIM card, apesar disso. A bateria é boa – aguentou 5 dias com uso moderado nos meus testes.

 


– Teclado Full-QWERTY
– Boa duração da bateria
– Rápida resposta do slider/sistema
– Caixas de som muito boas 
– Messenger
 

– Funções básicas, como ligações, são bem executadas
 

– Falta de 3G e Wifi
– Razoavelmente grande
– Falta de customização do sistema
– Fone de ouvido proprietário de baixa qualidade
– Difícil gerenciamento de arquivos no Samsung PC Studio, aceita somente MP3

Especificações técnicas:
2G Network – GSM 850 / 900 / 1800 / 1900
Display TFT, 256K colors 176 x 220 pixels, 2.1 inches
Teclado QWERTY e alfanumérico
Memória microSD (TransFlash) até 4 GB
Bluetooth 2.0 com A2DP
EDGE
Câmera de 1.3 MP, 1280 x 1024 pixels
Filma
Suporta MIDP 2.0, MPEG4, MP3
Bateria Standart Li-on (300H stand by e 6H de conversação)
Dimensões e peso:
Largura: 53,3 mm
Altura: 114,9 mm
Profundidade: 17,8 mm
Peso: 121,9 gramas