Pessoas que não conseguiam mexer no Windows 7 porque "Computer" e "Control Panel" pareciam termos alienígenas (em relação a "Meu Computador" e "Painel de Controle") agora não têm mais desculpa. Foi lançado de madrugada o pacote oficial do idioma português para o Release Candidate do novo sistema da Microsoft. É a sua chance de instalar um sistema limpo naquele computador todo bugado da sua tia.

Instalar o novo pacote é mais simples e confiável que a versão Tabajara que circulava por aí. Para quem já tem o Windows 7 instalado, basta entrar no Control Panel, escolher "Clock, Language and Region" e em "Keyboards and Languages" ir em "Install/uninstall languages". Aparecerá a opção do aplicativo Windows Update. Clique lá no "optional updates available", que mostrará alguns updates opcionais, como novos drivers de vídeo, placa de som e as novas opções de linguagem. O PT-BR está devidamente separado do de Portugal, para não termos de mexer na resolução do Ecrã ou calibrar o Rato. São 46 mega, baixados diretamente do servidor da Microsoft. Rapidinho mesmo hoje de manhã. Depois do download ele instala automaticamente, e o processo pode levar bem mais que 10 minutos, dependendo do seu computador. A barrinha mexe devagar, mas relaxe. Volte lá em "Change display language" e haverá a opção de português. Um rápido logoff e na volta quase tudo está em nosso idioma, inclusive o Internet Explorer 8 e o Windows Media Player.

Oficialmente não há muito mais desculpa para não testar o ótimo novo sistema da Microsoft, se você não tem problemas em testar uma versão não acabada. Lembre que a cópia pode ser baixada aqui, e ela funcionará perfeitamente, dentro da lei, até 1º de junho. Ou 1º de março, na prática. Se ainda não deu uma volta no sistema, leia o nosso guia de 10 coisas que você precisa saber.

[Valeu, Juan!]