_Cultura

Madonna antes da fama: conheça as duas bandas fracassadas da popstar

Antes de seu álbum de estreia, "Madonna", a rainha do pop já havia se lançado na música nos anos 1970; conheça as bandas antigas da cantora

madonna 1981 bandas

O primeiro álbum de Madonna, que carrega seu nome, foi lançado em 1983. Mas, como muitos outros artistas (incluindo até mesmo a Rita Lee), a rainha do pop já não era uma estranha ao meio musical. Madonna já havia dado seu pontapé inicial na música em duas bandas de rock, onde iniciou, de fato, sua trajetória.

Embora não tenha tido sucesso com os grupos, tudo deu certo para a cantora, que acabou por se tornar um dos grandes fenômenos da história da música. Conheça a seguir as bandas que antecederam a carreira solo de Madonna:

Breakfast Club

Em 2008, ao entrar para o Rock and Roll of Fame, Madonna surpreendeu ao homenagear os integrantes do “Breakfast Club”. O grupo norte-americano de new wave, formado em Nova York no final dos anos 70, foi a “escola da música” da cantora.

A formação inicial incluía, além da rainha do pop na bateria, Angie Smit no baixo e os irmãos Gilroy, Dan e Ed na guitarra, com Dan também nos vocais. O vocalista, aliás, era namorado da estrela, além de seu parceiro na composição de “Tell The Truth”, supostamente a primeira música da artista.

O maior hit da banda, no entanto, veio após a saída de Madonna, que queria ter mais espaço como cantora. Em 1987, “Right On Track” entrou nas paradas Hot 100 da Billboard. No ano seguinte, o grupo recebeu uma indicação ao Grammy como Melhor Artista Novo, mas perdeu para Jody Watley.

A empreitada de Madonna virou até filme, “Madonna and The Breakfast Club” (2018), um documentário dramatizado com Jamie Auld no papel da rainha do pop. O filme de Guy Guido traz entrevistas com ex-amigos da diva, como Dan Gilroy, Norris Burroghs e Martin Schrieber.

Emmy

Em 1980, após deixar o “Breakfast Club”, Madonna chamou um ex-namorado de Michigan, Stephen Bray, para ser baterista de sua nova banda, Emmy. O nome veio de um apelido da adolescência da artista, que, desta vez,  tocava guitarra e cantava.

Eles abandonaram o rock e assinaram contrato com a empresa Gotham Records, mas acabaram sendo demitidos pouco tempo depois. O grupo, aliás, não durou muito, e há poucos registros da época.

Para conhecer ou relembra, ouça “Hothouse Flower”, do Emmy, abaixo:

Sair da versão mobile