Mais da metade das espécies de palmeiras corre risco de extinção

Planeta possui 1.889 espécies de palmeiras. Dessas 1.381 correm risco de extinção, alerta um novo estudo
Mais da metade das espécies de palmeiras correm risco de extinção
Imagem: Jeremy Bishop/Unsplash/Reprodução

Das quase 1,9 mil espécies de palmeiras que existem no mundo, mais de 1,3 mil correm risco de extinção. O dado aparece em uma pesquisa do Royal Botanic Garden, Universidade de Zurique e Universidade de Amsterdã, publicada na revista Nature na segunda-feira (26). 

Ao todo, existem 1.889 espécies de palmeiras em 227 regiões pelo mundo. Dessas, 1.381 estão em risco de deixarem de existir, aponta o estudo. A pesquisa excluiu 620 espécies por falta de dados disponíveis.

O levantamento alerta para 185 classes de palmeiras em uso podem estar ameaçadas em 92 regiões. Madagascar, Nova Guiné, Filipinas, Havaí, ilha Bornéu, Jamaica, Vietnã, Vanuatu, Nova Caledônia e Ilha Celebes devem ser regiões prioritárias para conservação. 

Juntas, as 10 regiões abrigam entre 12 e 291 espécies de palmeiras. Dessas, 40% enfrentam algum tipo de ameaça. Outras 15 regiões do mundo, onde existem menos de 10 classes de palmeiras, a extinção é um risco igualmente alto. 

Para a análise, a equipe internacional usou inteligência artificial em dados da Lista Vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), usada na avaliação da conservação de espécies de animais, plantas e fungos. 

“As palmeiras são o grupo de plantas mais icônico nos trópicos e um dos mais úteis também”, disse o pesquisador da Universidade de Zurique, Rodrigo Cámara-Leret, em comunicado. “O estudo nos deu uma ideia muito melhor de quantas e quais espécies estão ameaçadas. Esperamos que a lista possa promover e acelerar colaborações para conservá-las”. 

Agora, os pesquisadores estão confiantes que o uso da inteligência artificial ajude a acelerar a preencher possíveis lacunas da lista. O próximo passo é identificar potenciais substitutos para as palmeiras ameaçadas em cada região. 

Assine a newsletter do Giz Brasil

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas