Como o Google descobriu a porcentagem de uso de cada versão do Android? Monitorando os telefones que acessaram o Market nos últimos quinze dias, terminando a contagem ontem, dia primeiro de novembro.

As médias não são completamente precisas (nem todos entraram na loja de aplicativos nas últimas duas semanas, por exemplo), mas como vivemos num tempo em que operadoras liberam atualizações via OTA (on the air) e usuários facilmente fazem o root do aparelhos, esses são possivelmente os dados mais próximos do número real.

77% dos aparelhos já estão rodando as versões 2.1 ou 2.2 (Eclair ou Froyo) do Android, sendo que a versão 2.1 é a mais usada, com 40,8% dos aparelhos. E o Android 1.6 (que vários telefones à venda ainda usam, infelizmente) tem 15% da fatia do bolo.

Nós já dissemos uma vez e iremos dizer novamente – nós não somos muito fãs da fragmentação do Android. Mas esses números são certamente muito mais empolgantes e saudáveis do que o último relato que ouvimos. [Android via AndroidCommunity]