As palavras "Jackeey Wallpaper" soam familiares para você? Se você baixou um dos apps para Android deles, então a chance é grande de que sua privacidade foi comprometida. De acordo com a empresa de segurança móvel Lookout, o app estava enviando informações do usuário para um site na China.

O vazamento de dados foi revelado na conferência de segurança Black Hat ontem em Las Vegas, onde os presentes souberam como os detalhes pessoais de quem baixou o app – de 1,1 a 4,6 milhões de pessoas – foram enviadas ao site chinês www.imnet.us, onde "o número de celular do aparelho, identificador de assinante e campos de número de correio de voz" foram publicados.



E por que as pessoas baixavam este app? Porque ele tinha papéis de parede gratuitos. Vendo os vários apps que o Jackeey Wallpaper criou, poderia ser um tema de Star Wars, Gundam ou My Little Pony que enviou as informações – ou quem sabe todos eles.

No final de junho, o Google disse que usou a função de apagar apps remotamente, depois que descobriu apps maliciosos no Market. Ou seja, eles apagariam o programa não só do Market, como dos celulares de todo mundo. O Google foi criticado por isso, mas pelo visto essa função pode ser extremamente útil. 

Ontem falamos sobre um desenvolvedor de apps de papel de parede para o Android, cujos 1.500 apps foram removidos do Market, supostamente por ser spam. Em conversa com o AndroidGuys, o desenvolvedor disse que tem outras contas de desenvolvedor – que ainda têm mais de mil apps – e falou que "vai continuar inundando o Android Market". Ou seja, se eu fosse você, jamais baixaria apps de papel de parede no Android. [Mobile Beat; Phandroid; AndroidGuys via AppBrain]