_Tecnologia

Mais uma do Windows 11: atualização causa problemas de desempenho em jogos

Microsoft ainda sofre para convecer usuários a mudarem de sistema operacional

Nova barra de tarefas é atração da atualização de outubro do Windows 11

O Windows 11 está apresentando problemas de desempenho em alguns games após o lançamento de sua última grande atualização. Os usuários do sistema operacional estão relatando que jogos que antes eram executados sem nenhum problema passaram a apresentar alguns “engasgos”.

De acordo com a Microsoft, os problemas de desempenho estão acontecendo porque o sistema está ativando arbitrariamente alguns recursos de otimização de desempenho de GPU que deveriam permanecer inacessíveis para os usuários do Windows.

A ativação involuntária das ferramentas pode ser corrigida atualizando os softwares e plataformas de jogos para as últimas versões disponíveis, mas até ter uma correção própria para o bug, a empresa decidiu suspender a liberação da atualização.

Uma das principais metas da Microsoft é convencer os usuários a migrarem para a nova versão de seu sistema operacional. A comunidade gamer em especial tem tido mais resistência para realizar o upgrade, já que, por ter alguns bugs na execução de jogos pesados, o Windows 11 ganhou uma fama ruim já nos primeiros dias após ser lançado.

A maior parte dos clientes da Microsoft atualmente está usando o Windows 10, mas também há uma fatia grande de usuários que preferem utilizar o Windows 7, uma das versões mais bem-sucedidas já lançadas pela empresa. No entanto, para forçar o upgrade para a versão mais recente, a gigante da tecnologia está, aos poucos, encerrando a suporte e lançamento de atualizações de segurança.

O Windows 10 deve ter suporte pelo menos até 2025, mas a Microsoft está investindo pesado em melhorias e também em divulgação para apresentar ao público os benefícios do sistema atualizado.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Steam, os usuários de Windows 10 estão migrando para o Windows 11. Ainda que seja a passos lentos, os dados revelam uma conquista importante da Microsoft, que começa a ver que seus esforços de meses estão começando a dar resultado.

Sair da versão mobile