Como você se imagina daqui a 10 anos? E que mensagem você escreveria — para você mesmo ou para alguém querido — para colocar em uma cápsula do tempo?

Pensando em perguntas como essas, o Sitegeist2022 — uma brincadeira com “zeitgeist”, expressão alemã que pode ser traduzida como “sentimento de época”, ou “sinal dos tempos” — propõe uma brincadeira curiosa. Ele permite que você envie um e-mail para si mesmo ou para outra pessoa, que só será recebido após uma década.

Ficou em dúvida sobre o que escrever? Aí vão algumas sugestões de mensagens: em 2032 teremos os Jogos Olímpicos na Austrália. Uma boa pode ser perguntar sobre o cenário esportivo atual, por exemplo. Quais são as revelações em cada modalidade? O Brasil está mais bem colocado no quadro de medalhas?

Como anda o cenário político? O mundo está pensando mais na questão ambiental (provavelmente não)? Que tipo de música domina o streaming — ou qualquer outra tecnologia que existir na época?

Se pensa em ter um filho até lá, escreva para ele sobre suas expectativas em relação a ele. Vale falar com o seu “futuro eu” sobre como está a sua vida atual, por exemplo.

Você provavelmente esquecerá desse e-mail quando ele finalmente chegar, o que deixa tudo mais legal. Afinal, quando você do futuro receber a mensagem, provavelmente terá uma sensação de nostalgia.

O site é bem fácil de navegar, não existe segredo. É só colocar o nome, e-mail e escrever a suas mensagem.

Apesar de interessante, a iniciativa não é inédita. Lançado em 2002, o site chamado Future Me fez sucesso e protagonizou o envio de mais de 10 milhões de mensagens. A proposta era a mesma.

Que tal escrever sua carta para o futuro agora mesmo? Acesse aqui.