_Tecnologia

Mandou um e-mail antes da hora no Outlook? Veja como cancelar o envio

Todos os usuários podem cancelar o envio de e-mails no Outlook até 10 segundos após o envio. Saiba como fazer

Mandou um e-mail antes da hora no Outlook? Veja como cancelar o envio

Imagem: Jernej Furman/Flickr/Reprodução

Um recurso do Outlook permite cancelar o envio e alterar o texto daquele e-mail que saiu com aquele errinho imperdoável. Mas atenção: isso só é possível se o destinatário ainda não tiver lido a mensagem. São funcionalidades tanto para a versão grátis quanto para as contas corporativas. 

Todos os usuários do Outlook têm dez segundos depois de clicar em “Enviar” para desfazer a correspondência. Para isso, basta clicar em “Desfazer”. Outra possibilidade é escolher o tempo permitido para cancelar uma mensagem, nas configurações do serviço. 

Para isso, siga os seguintes passos: 

  1. Abra o Outlook em qualquer plataforma 
  2. Selecione o ícone de engrenagem 
  3. Escolha a opção “Exibir todas as configurações do Outlook” 
  4. Acesse “Redigir e responder” 
  5. Clique em “Desfazer envio” 
  6. Ajuste a barra para determinar o tempo permitido para cancelar mensagens após o envio 

Nas contas corporativas, como o Microsoft Exchange ou Microsoft 365, é possível cancelar ou editar o texto dos e-mails exclusivamente na versão do aplicativo para desktop. Veja o passo a passo: 

  1. Abra o app do Outlook no desktop
  2. Acesse “Itens enviados
  3. Clique no e-mail que deseja cancelar 
  4. Em uma nova janela, selecione a aba “Arquivo” 
  5. No campo “Informações”, clique em “Reenvio e Cancelamento de Mensagem” 
  6. Escolha se deseja cancelar ou atualizar o texto 
  7. Confirme as alterações e reenvie 

Antes de finalizar, também é possível ativar a opção para informar se o cancelamento deu certo. Ao cancelar ou substituir a mensagem, quem recebe o e-mail pode receber uma notificação na caixa de entrada do Outlook.

Mas fique atento: essa medida só funcionará se o destinatário não tiver aberto o e-mail na caixa de entrada. Neste caso, o jeito é enviar uma nova mensagem e explicar a alteração. 

Sair da versão mobile