Mangueira cria escola de samba no metaverso; veja como entrar
A Estação Primeira de Mangueira e a plataforma Upland acabam de lançar a réplica em 3D da quadra da tradicional escola de samba carioca no metaverso. Para acessar, basta entrar na cidade do Rio de Janeiro (que está espalhada no metaverso) e procurar pela rua Visconde de Niterói, 1.072.
No local, foliões virtuais podem assistir a um documentário sobre os bastidores do desfile que, neste ano, traz o samba-enredo “As Áfricas que a Bahia Canta”. É uma homenagem aos blocos-afro da Bahia como Araketu, Olodum e Ilê Aiyê. A Verde-e-Rosa é a última escola a entrar na Sapucaí no domingo (19).
O documentário mostra a preparação para o carnaval de 2023, desde os ensaios até fantasias, alegorias e o dia a dia dos personagens que trabalham para deixar tudo perfeito até o dia do desfile.
Ao longo de seus 95 anos de história, a Mangueira foi campeã da primeira divisão 20 vezes. É a segunda escola com mais títulos no carnaval carioca, só atrás da Portela, com 22 títulos. O último troféu veio em 2019.
Além do documentário, os visitantes da Mangueira no metaverso também poderão adquirir NFTs das fantasias e ornamentos para decorar seus avatares e propriedades no mundo virtual. Parte da renda vai para o Instituto Mangueira do Amanhã, que mantém projetos para jovens em vulnerabilidade social.
“A Mangueira é uma senhora de 95 anos que não mede esforços para ser pioneira”, disse Moacyr Barreto, vice-presidente da escola, em comunicado à imprensa. “O mundo agora pode estar do nosso lado acompanhando as atividades e ajudando a gerar recursos aos projetos socioeducativos do nosso instituto”.
Carnaval no metaverso
As plataformas Upland e Decentraland criaram um site com toda a programação do carnaval no metaverso. Na sexta-feira (17), os usuários poderão conferir uma homenagem à Mangueira e aos blocos de São Paulo enquanto assistem imagens ao vivo do carnaval paulista. Começa às 22h.
A programação segue até terça-feira (21) com atividades em diferentes horários e imagens ao vivo do carnaval da Bahia, Rio e São Paulo. Confira aqui.