Nós já mencionamos por aqui que a Rússia e países vizinhos – como Bielorrússia e Ucrânia – adoram beber destilados. Mas você sabia que um país no Caribe ama destilados mais do que eles? E que o país que mais bebe cerveja não é a Alemanha? Bem, este mapa mostra exatamente isso.

>>> Os 10 países que mais consomem bebida alcóolica no mundo

O mapa foi criado pelo site Ghost in the Data – acesse a versão interativa aqui – e usa dados da Organização Mundial de Saúde medindo o consumo de vinho, cerveja e destilados em cada país. Eles são identificados pelas cores vermelho, amarelo e azul, respectivamente.

A intensidade de cada cor mostra o quanto a bebida é consumida: assim, o vermelho escuro de Portugal mostra que o país consome quase tanto vinho quanto a França; enquanto a República Checa e a Namíbia, na África, entornam mais canecos de cerveja que os alemães. E se você passar o mouse com cuidado nas ilhas do Caribe – logo acima da Venezuela – vai passar por Granada, país onde se bebe mais destilados no mundo.

A versão interativa exibe o consumo médio semanal em cada país, medido entre todas as pessoas com 15 anos ou mais (inclusive os que não bebem). No Brasil, é claro, amamos cerveja: cada pessoa consome, em média, 1.651 ml por semana.

O mapa é bem interessante, e você pode explorá-lo aqui: [Ghost in the Data via Vox]