Há mais de 2.250 satélites orbitando a Terra agora. Mas esse número não me preparou para o choque de saber que um corpo de foguete soviético está passando por cima da minha casa.

Eu estava usando o Line of Sight, um mapa extraordinário criado por Patricio Gonzalez, artista e engenheiro na empresa de mapeamento open-source Mapzen.

Os satélites em órbita se movem a aproximadamente 27.000 km/h, ou seja, eles passam sobre sua cidade em questão de minutos, mas é tempo suficiente para identificá-los se você souber onde procurar. Isso sempre foi um desafio… até agora.

Usando metadados sobre os milhares de satélites em órbita, disponíveis através de fontes como SatNOGS, o mapa de Gonzalez monitora estes objetos à medida que eles cruzam o globo.

Line of Sight

Por padrão, o mapa exibe apenas satélites que são visíveis da Terra, permitindo acompanhar um objeto específico para saber quando você deve olhar para o céu se quiser vê-lo passando por cima de sua casa.

Eu comecei abrindo o mapa e navegando até o Lago Michigan, e vi um satélite passando sobre Chicago, onde eu moro. Uma rápida pesquisa revelou que o SL-16 é um corpo de foguete construído pelo programa espacial soviético na década de 1980 – é lixo espacial. Na verdade, existem 17 deles em órbita.

1524573193454907681

Ele fez parte de um plano fracassado de “assumir lançamentos tripulados de naves espaciais da Soyuz, mas esses planos foram abandonados após a queda da União Soviética”. Se fosse à noite, eu saberia para onde olhar se quisesse ver o corpo do foguete, que é quase tão brilhante quanto estrelas, de acordo com o Space Weather.

Neste exato momento, não há satélites visíveis da Terra passando por cima do Brasil, mas o mapa mostra a trajetória deles – e o SL-16 passa por cima do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza.

Satelite no Rio de Janeiro - Line of Sight

Temos também o SL-14 que passa por cima de Recife; o Cosmos 1953 em Fortaleza e Salvador; e o Ariane 5 em Brasília e Porto Alegre, entre muitos outros.

Os dados que Gonzalez usou para criar este mapa estão facilmente disponíveis, e não é como se observar satélites fosse uma ideia nova. Mas, para iniciantes, o Line of Sight é uma ilustração mágica e visceral dos satélites que tornam possível o mundo moderno, transformando-os de uma ideia abstrata em uma luz intermitente que passa acima do seu quintal.

Quais satélites visíveis orbitam acima de sua cidade? Confira o mapa aqui: [Line of Sight via Prosthetic Knowledge]

Imagem por Lockheed Martin