Com o contexto pandêmico atual, foram necessárias adaptações para ambientes online de muitas partes da rotina cotidiana que conhecíamos, incluindo os estudos e trabalho, consagrando o ensino remoto e o home office. No entanto, com essas mudanças, fez-se presente a necessidade de manter tanto equipes criativas, quanto alunos, integrados o tempo todo.
Com isso, novas metodologias criativas são necessárias para garantir uma melhor junção de pontes estratégicas e didáticas, unindo grupos de pessoas e suas ideias da melhor forma. A criação de mapas mentais foi uma delas. Mas você sabe o que é essa ferramenta e como usá-la no seu dia a dia?
O que é um mapa mental?
Exemplo de Mapa Mental da ferramenta Miro
Os mapas mentais foram criados e conceituados pelo psicólogo Tony Buzan com a finalidade de organizar uma gestão de conhecimentos mais adequada aos processos humanos, com uma maximização do entendimento de ideias e melhor absorção de aprendizados e conceitos através de diagramas sistematizados.
Hoje em dia, os mapas são utilizados como ferramentas de estudos e aprendizagem geral, que mostram a ligação de ideias com um tema central. Estes mapas têm a intenção de organizar informações e conceitos de modo fluido e simplista, facilitando a seleção do que é mais importante e relevante para o processo envolvido.
A elaboração de um mapa mental pode ser feita utilizando-se de elementos gráficos, com cores diversas, linhas e também imagens, e deve apresentar uma corrente de pensamento que ilustre o tema abordado, interligando textos curtos, ou até mesmo simples palavras chaves, em uma direção que faça sentido. A proposta do mapa sempre irá ser exemplificar um pensamento criativo e visual e como este pode ser posto em prática, expondo suas características mais marcantes como a flexibilidade de sua construção e acessibilidade.
Onde utilizar um mapa mental?
Mapas mentais podem ser utilizados no âmbito educacional e didático, já que apresentar um formato mais claro de aprendizado para uma equipe é a realidade deste tipo de fluxograma. Além disso, uma pessoa pode utilizar a ferramenta para práticas de conhecimentos próprios, dinamizando uma absorção do conhecimento.
O exemplo abaixo é um de um professor de inglês, que se utilizou da ferramenta para ensinar termos de viagens e locais em inglês com a metodologia do mapa. Você pode ver esse modelo de quadro completo aqui.
Por conta de sua estruturação simples, intuitiva e rápida, a criação de um fluxo de mapas mentais pode acabar enriquecendo também linhas de pensamentos de equipes criativas, colaboradores e de empresas que desejam estruturar melhor planejamentos internos, facilitar e ilustrar processos, ou organizar melhor uma rotina de reuniões e brainstorming.
Quais são os tipos de mapa mental?
Existem diversos tipos de mapas mentais, abrindo ainda mais possibilidades para a criatividade do usuário organizar e expor suas ideias.
O mapa mental de resumo se faz útil quando o usuário não possui muito tempo para a elaboração, focando em uma melhor e mais rápida absorção de informações se utilizando de apenas frases curtas ao redor da temática principal e poucos elementos visuais. Já o mapa mental tradicional é feito em cima dos conceitos de Tony Buzan, abusando de elementos mais visuais, cores e desdobramento, sendo perfeito para você que procura obter uma visão mais ampla e detalhada de suas ideias e, ainda assim, obter uma grande retenção de informações para si ou para sua equipe.
No entanto, com os avanços tecnológicos e adaptação de muitos processos que conhecemos para ambientes online, algumas ferramentas foram criadas na intenção de facilitar e melhorar ainda mais o desenvolvimento destes mapas com o trabalho e estudos remotos. Quer conhecer uma interface bem completa que traz o mapa mental como ideia central de sua composição?
Ferramenta de Mapa Mental
No momento atual, com muitas organizações e empresas migrando para o ensino e trabalho híbrido (presencial e remoto), a melhor opção é buscar por ferramentas que auxiliem na colaboração nesses dois cenários.
Uma opção é a ferramenta online de mapas mentais da Miro. Usado por mais de 30 milhões de usuários no mundo, sendo eles consultores, professores e empresas de diversos portes (como Dell e Okta), a Miro conquista cada vez mais espaço no mercado e pode ser a interface que soluciona questões de produtividade da sua empresa, equipe ou alunos, e apresenta funções incríveis de organização de ideias, indo além de mapas conceituais básicos.
Oferecendo mais de 200 templates prontos para utilização em workshops, reuniões, aulas, processos de UI e UX Design, os times e alunos conseguem realizar atividades colaborativas diversas com colaboração em tempo real, idealizações de brainstorming, processos de design sprint e thinking, estratégias de diversas áreas, fluxogramas, diagramas e mapas mentais online de forma dinâmica, completa, e com muito mais precisão. A ferramenta pode ser acessada como uma aplicação web ou através do aplicativo, que pode ser instalado em seu computador ou celular.
Ensino remoto e Home Office são mais que tendências, são realidade. A importância de explorar metodologias e ferramentas que auxiliem e facilitem processos a distância se tornam cada vez mais imprescindíveis.