A Creative não tem feito muita coisa ultimamente. Exceto por isto, aparentemente: eis um registro na FCC [agência reguladora de comunicação dos EUA] de um PMP touchscreen chamado Zii, o mesmo nome da plataforma anunciada em janeiro que conta com um sistema em um chip.

Da patente, podemos ver que o Zii é um media player com touchscreen, Wi-Fi, câmera “HD”, Bluetooth e, bem, é mais ou menos isso o que sabemos. A existência de uma versão para desenvolvedores, chamada de Zii Egg, parece prometer algum tipo de suporte a aplicativos, mas pode ser precipitado concluir já que o Zii terá uma app store; o Zii Egg pode ser apenas uma plataforma usada por algumas empresas para desenvolverem aplicativos embutidos no dispositivo.

Oooou, como o Engadget bem sugere, o Zii pode ser parte da primeira onda de PMPs com Android, que teria, como qualquer fone Android, unidades especiais para desenvolvedores. Nesse caso, a Creative teria o que pode ser um produto muito interessante: um PMP com touchscreen, Wi-Fi, câmera decente e uma boa app store – um competidor direto do iPod Touch, mais do que qualquer outro aparelho. Por enquanto, porém, há apenas interrogações. Tipo, qual a relação entre o tal “Zii StemCell” e esse aparelho? Vamos dar tempo ao tempo. [FCC via Engadget]