Estudo brasileiro aponta que Mario seria mais rápido do que Usain Bolt

A forma avantajada pode até te enganar, mas o Mario é incrivelmente rápido. Ao ponto de sair mais veloz que o recordista mundial dos 100 metros Usain Bolt, para ser mais específico. Foi essa a conclusão de um estudo conduzido pelo brasileiro Pedro Henrique Evers, de apenas 19 anos e graduando em Engenharia de Transportes […]

A forma avantajada pode até te enganar, mas o Mario é incrivelmente rápido. Ao ponto de sair mais veloz que o recordista mundial dos 100 metros Usain Bolt, para ser mais específico. Foi essa a conclusão de um estudo conduzido pelo brasileiro Pedro Henrique Evers, de apenas 19 anos e graduando em Engenharia de Transportes e Logística na Universidade Federal de Santa Catarina de Joinville.

whatsapp invite banner

Nintendo estaria prestes a, enfim, fazer um novo filme do Super Mario
Inteligência artificial recria Super Mario Bros só de ver o jogo

O artigo, desenvolvido pelo estudante junto com seu orientador, Diego Duarte, doutor em física pelo ITA e professor de física da UFSC Joinville, usou leis básicas da mecânica e teve a ajuda do programa Tracker para chegar a seus resultados e tentar determinar também se o jogo Super Mario World respeitava as leis fundamentais da natureza. A resposta para esta última pergunta, é claro, foi “não”.

Contando com a altura estimada de Mario em 1,55 metro, Evers utilizou o Tracker para fazer a medição dos deslocamentos horizontal e vertical do personagem em função do tempo. Para o deslocamento horizontal, foram levados em consideração o caminhar e a corrida de Mario, chegando-se à velocidade do herói encanador: 21,6 km/h durante uma simples caminhada e 51,8 km/h durante a corrida.

Isso faz Mario superar a velocidade do ex-velocista Usain Bolt em sua corrida recordista nos 100 metros rasos no Campeonato Mundial de Atletismo de 2009, em Berlim: 44,7 km/h. O resultado chegou a repercutir internacionalmente.

Imagem: Pedro Henrique Evers/Divulgação

Já a medição do deslocamento vertical do personagem levou à altura máxima atingida por ele: 6,8 metros, observando a distância da cabeça até o solo (ou 5,2 metros, se considerarmos a distância do solo para o pé do personagem). Ambos os valores superam, de longe, o atual recorde mundial de 2,45 metros do cubano Javier Sotomayor.

“Segunda as análises com programa Tracker, o personagem pula com uma velocidade vertical inicial de 84,6 km/h para atingir esta altura, indicando um elevado valor para a gravidade local”, escreve o autor em uma página no Mundo Nintendo, com quem o estudante fez uma parceria para a publicação do estudo.

O estudante aponta que as informações foram obtidas a partir da aplicação das leis básicas da cinemática para o MRU (movimento retilíneo uniforme) e o MRUV (movimento retilíneo uniformemente variado).

Evidentemente, com marcas tão impressionantes, Mario não pode ser deste mundo — e não é. A conclusão do estudo foi de que o jogo Super Mario World respeita as leis básicas da cinemática, mas que os dados indicam que o personagem estaria em um planeta desconhecido. Afinal, a partir da velocidade vertical inicial de seu salto, ele atingiria uma altura máxima de 28 metros, ou o equivalente a um prédio de nove andares.

“Numa viagem para o planeta Terra, o Mario seria um superatleta, batendo diversos recordes no atletismo”, conclui Evers.

[Mundo Nintendo]

Imagem do topo: Divulgação/Facebook

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas