Ainda deve demorar um tempo até que os humanos visitem Marte, mas você pode ter uma presença no Planeta Vermelho antes disso. Nesta quinta-feira (23), a NASA convidou pessoas do mundo todo a colocar seus nomes para serem enviados no rover Mars 2020, que pousará na cratera Jezero para obter informações sobre vida e entender melhor o planeta para uma futura visita tripulada.

A expectativa da agência espacial americana é fazer o pouso do rover em fevereiro de 2021. Para colocar o seu, é simples: basta entrar neste site e preencher o formulário até o dia 30 de setembro.

A ideia de enviar nomes para o planeta é uma forma divertida de fazerem com que mais pessoas se interessem pelas missões e acompanhem os avanços das pesquisas que serão realizadas.

“Enquanto nos preparamos para lançar esse missão história para Marte, queremos que todos compartilhem essa jornada de exploração, disse o administrador associado da Diretoria de Missões Científicas da NASA, Thomas Zurbuchen, em um comunicado.

E como os nomes serão armazenados? A agência irá utilizar um feixe de elétrons para gravar as informações em um microchip, em linhas de texto que possuem menos de 0,1% da largura de um cabelo humano. De acordo com engenheiros da NASA, cerca de um milhão de nomes podem ser gravadas em um único chip.

Ainda assim, pode ser que seja necessário mais de um desses. De acordo com o Space.com, a NASA recebeu dois milhões de nomes numa iniciativa similar, quando a sonda Mars InSight foi enviada para o Planeta Vermelho.

A missão Mars 2020 dará seguimento a descobertas feitas pelos rovers Spirit, Opportunity e Curiosity, que sugeriram que Marte pode um dia ter sido habitável. A missão irá procurar evidências de vida antiga, caracterizar o clima e as rochas marcianas e coletar informações para uma futura visita humana. Ela também irá preparar amostras, que uma missão futura coletaria e traria para a Terra.

[Space.com]