Em parceria com a revista Time, Fortnite organizou o modo Marcha Pela História, uma experiência interativa onde é possível assistir ao famoso discurso de Martin Luther King Jr. em uma versão colorida do mapa de Washington D.C. e a recriação dos monumentos históricos.

Há um trailer de anúncio, mostrando o novo modo. Confira abaixo:

A Epic também incentiva participações pelas redes sociais, via publicação no site deles. “A atual luta pelos direitos civis como movimento global se beneficiou do esforço coletivo de milhões de pessoas do mundo inteiro. Conte-nos como o Dr. King, Washington D.C. 1963 ou alguém na sua vida inspirou você usando a hashtag #FNDC63 e compartilhando suas experiências no Twitter, no Instagram ou no TikTok”.

Jogando em Washington D.C.

(Captura de tela/Gizmodo Brasil)

Para entrar em Washington D.C. no Fortnite basta seguir ao Battle Royale, ir para o lobby e encontrar a Marcha Pela História na seção do “Modo Criativo”. É possível entrar sozinho ou com amigos, como nos jogos padrão.

No momento da publicação deste texto, em um teste rápido foram menos de 15 segundos para logar e entrar em Marcha Pela História. Os jogadores são redirecionados para um pré-jogo, onde há uma contagem regressiva tendo a capa da revista Time como “portal”, antes de entrarem no modo de mundo aberto para assistir ao discurso, podendo completar os desafios.

(Captura de tela/Gizmodo Brasil)

Em cada local você é convidado a fazer minigames bastante simples, como um labirinto, um jogo de gravidade zero, uma corrida de revezamento, dentre outros. Também é possível ficar à frente do monumento de Washington, ir ao Memorial de Lincoln, entrar na biblioteca e no museu, local onde é “projetado” o discurso de Luther King.

Há um limite de quase 4 horas para cada partida da Marcha Pela História. Ao contrário do que foi divulgado pela Epic, você não precisa completar nenhum dos desafios para obter a recompensa. Os jogos estão lá por pura interação, enquanto o discurso é reproduzido (com legendas em português). Então basta entrar neste modo e, ao voltar para o menu inicial, você desbloqueará o spray “Washington D.C. 1963”.

Como não é novidade para ninguém, a comunidade gamer faz o que sempre faz. Poucos minutos após o vídeo de anúncio ir ao ar no canal da PlayStation (em inglês), houve chuva de dislikes e comentários dizendo como o modo é desrespeitoso ao legado de Luther King. Alguns dizem que foi uma boa tentativa, mas para o público errado. Outro comentário com grande número de votos positivos diz: “Isso parece mais uma sátira do que um movimento sincero para promover MLK”.

Fortnite é um jogo gratuito, disponível para Nintendo Switch, PS4, Xbox One, PS5, Xbox Series X/S, PC, macOS e para smartphones Android e iOS.