No ano passado, a MasterCard anunciou uma iniciativa bem abrangente de pagamentos digitais, chamada MasterPass. Há dois componentes principais: um perfil que guarda seus dados – como endereço e número do cartão – para usar nas compras via computador; e um app que permite realizar pagamentos em loja via NFC ou QR Code.

A MasterCard anunciou que o app será lançado no Brasil durante o primeiro semestre, para iOS, Android e Windows Phone; mas o MasterPass já está disponível no Brasil. Entenda como funciona.

O primeiro componente do MasterPass é uma espécie de cadastro único: nele, você insere seus dados pessoais, endereço e número do cartão de débito ou crédito – que pode ser Visa, American Express, Discover ou MasterCard. Ou seja, é uma carteira virtual para a web e que você pode usar no computador, assim como ao fazer compras no smartphone ou tablet. Você pode se cadastrar aqui.

masterpass girafa

Depois, você compra em lojas participantes sem preencher cadastros enormes: basta clicar no botão “Compre com MasterPass”, escolher o cartão, endereço de entrega e confirmar a compra através de senha. A loja receberá seus dados direto do MasterPass.

O serviço foi lançado no Brasil em novembro, mas por enquanto só é aceito na loja virtual Girafa (além da rede de pagamentos maxiPago); outros estabelecimentos brasileiros devem adotá-lo ainda este ano. E, por enquanto, é necessário receber um código de convite para efetuar seu cadastro no MasterPass, enquanto o serviço não é lançado de forma ampla.

mastercard masterpass (2)

Para a segunda fase do MasterPass no Brasil, teremos um app para smartphone. Ele funciona como outras soluções de pagamento móvel: primeiro, você usa seu cadastro do serviço, que inclui dados como o número do cartão; depois, na hora de pagar, você saca seu smartphone com NFC, abre o app e encosta o celular na maquininha de cartão.

E para quem não tem celular com NFC? O app também permite pagar através de QR Code no caixa: você abre o app, fotografa o código e autoriza o pagamento. Teremos mais detalhes sobre isso quando o app for lançado no Brasil.

O MasterPass foi anunciado inicialmente em fevereiro de 2013, durante a feira MWC, e desde então foi disponibilizado nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, Israel, Suécia, Espanha, Singapura e Itália.

No Brasil, o projeto é feito em parceria com a Caixa Econômica Federal, mas não está restrito aos clientes do banco. Marcelo Tangioni, vice-presidente dos produtos MasterCard Brasil e Cone Sul, explica ao Estadão que a carteira de clientes será gerenciada pela Caixa, que poderá ter acesso às informações do consumidor e “utilizá-las para oferecer outros serviços do próprio banco”.

mastercard masterpass (3)

O MasterPass concorre com a Visa no ramo de pagamentos móveis: em novembro, a empresa anunciou junto ao Banco do Brasil que cartões com a tecnologia NFC poderão ser usados para pagamento contactless. A solução Visa payWave está disponível para portadores de cartões Ourocard Visa.

Na guerra pelos pagamentos móveis, a solução da MasterCard parece bacana – sem se limitar a smartphones ou ao NFC – mas resta ver se ela sairá vitoriosa. [MasterPass]

Imagens por MasterCard