No ano passado, nós falamos sobre o MasterPass, um serviço gratuito que permite fazer compras online sem inserir seus dados pessoais em cada loja. Seu nome, endereço e número de cartão ficam guardados com a MasterCard, e você também pode usar cartões da Visa, American Express e Discover.
Depois de um longo período de testes, o MasterPass foi lançado esta semana para todo mundo no Brasil. E a ideia parece bacana: você usa um cadastro único para realizar compras em diversos sites, em vez de criar contas que você provavelmente só usaria uma vez. É algo potencialmente mais prático de se usar no smartphone ou tablet.
Mas, na prática, isso não funciona tão bem quanto deveria.
>>> MasterCard vai testar sistema de pagamentos que detecta seu rosto
O MasterPass está disponível na Livraria Cultura, Girafa, The Beauty Box, Ricardo Eletro, Insinuante, Eletro Shopping e City Lar.
Ele também é oferecido por lojas pequenas que usam plataformas como Tray Shopping, Rakuten EC Service, entre outras – afinal, é nesse tipo de loja que você não quer muito digitar seus dados pessoais.
Além disso, há uma parceria com as lojas Ponto Frio, Extra, Casas Bahia e Barateiro.com, mas a opção “MasterPass” não apareceu no carrinho em nossos testes. A MasterCard diz que todas essas lojas correspondem a 30% do e-commerce brasileiro.
Para fazer o cadastro, é preciso colocar seus dados pessoais, endereço, número do cartão de crédito e uma senha, mais a resposta a uma pergunta de segurança.
E para realizar compras, funciona assim: quando você colocar todos os produtos no carrinho, clique em “Finalizar compra” e depois clique no ícone do MasterPass.
Na mesma tela, é preciso escolher em que país você está (é sério), clicar em “MasterPass” e inserir seu e-mail (ou número de celular) e senha. É preciso também responder à pergunta de segurança que você escolheu antes.
Segui todos esses passos na Insinuante, aí o site me pediu para… criar um cadastro na loja.
¯\_(ツ)_/¯
Preenchi os campos, cliquei em “Continuar” e a página exibiu a mensagem “Verificando os dados, aguarde” – e nunca mais saiu dela.
No Girafa, nem consegui fazer login, sendo recebido pela seguinte mensagem:
Tentei fazer esse teste na Livraria Cultura, mas o MasterPass não funcionou porque eu já tenho cadastro na loja. Não há sequer uma mensagem de erro: só aparece o meu e-mail na área “já sou cadastrado”.
Parece que a ideia de “uma só carteira virtual” não deu certo, pelo menos comigo. Vou ter que usar cadastros diferentes de loja em loja como um neandertal. [MasterPass]