Você está olhando para um novo nano-material sensacional que faz algo quase impossível: ele esconde coisas do toque. Apenas uma camada fina desse polímero incrível impede que qualquer coisa dentro dele seja percebida pelo seu tato. Nesta foto, você pode ver como ele “absorve” um cilíndro metálico.

Como essa mágica é possível?

De acordo com os cientistas do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, este “material cristalino estruturado com precisão sub-micrométrica […] consiste em cones em forma de agulha, cujas pontas se encontram.” Ele se adapta perfeitamente e absorve a forma de qualquer coisa abaixo dele.

A estrutura do metamaterial direciona as forças do dedo que toca de tal forma que o cilindro é completamente escondido.

Não apenas seu dedo não conseguirá detectar, mas um instrumento de medição de força resultante também vai falhar. De acordo com Tiemo Bückman, cientista líder do projeto, “é como o conto de fadas de Hans-Christian Andersen sobre a princesa e a ervilha. A princesa sente a ervilha, apesar dos colchões. Ao usar o nosso material, no entanto, um colchão seria o suficiente para a princesa dormir bem.”

O que isso significa na vida real?

O Instituto de Tecnologia de Karlsruhe alega que o material foi desenvolvimento apenas para propósitos de experimentos, “mas pode abrir as portas para aplicações interessantes dentro de alguns anos, conforme ele permite a produção de materiais com propriedades mecânicas livremente selecionáveis. Como exemplos temos colchões de acampamento muito finos, leves e confortáveis, e carpetes que escondem cabos e canos abaixo dele.”

Gostei disso. Carpetes que podem esconder cabos perfeitamente é algo que vale o meu dinheiro. E adoraria um colchão de acampamento que escondesse perfeitamente as pedras no chão, oferecendo uma superfície macia para dormir.