No papel, o Mebius NJ70A se parece com qualquer outro netbook Atom, exceto por uma pequena e brilhante diferença LCD multitoque de 4” e 854×480 pixels.

Seguindo os passos de um gênio (ou os passos de alguém comum mesmo), os designers da Sharp substituíram por completo o trackpad deste netbook por uma tela de vidro multitoque. O Akihabara News deu uma testada no vídeo aí embaixo, mas suas fotos, primeiras impressões e o próprio vídeo ainda deixam no ar algumas questões.

 

Hands-on do Mebius NJ70A: o primeiro netbook do mundo com teclado óptico
do AkihabaraNews
Será que existe outro mecanismo para apontar? A fuçada do Akihabara parece revelar uma touchscreen que é praticamente como qualquer outro painel capacitivo, o que significa no máximo que é sensitiva, mas não exatamente precisa – e certamente não é precisa o suficiente para típicas tarefas de um mouse. A menos que o botão central seja sensível ao toque, ou alguma outra seção da área de descanso dos punhos tenha uma plataforma Synaptics escondida debaixo dela, a tela é o único mecanismo de entrada de toque em vez de ser uma tela divertida suplementar como a do LifeBook da Fujitsu. Também não está muito claro se a tela pode ser configurada como um segundo monitor.

O resto é chato e o de sempre, preenchido com um Atom de 1,6GHz, HDD de 160GB, 1GB de RAM, display principal de 1024×600, webcam de 1,3 megapixels, etc. O preço e a data de lançamento ainda estão pairando no ar, mas parece que será exclusivo para o Japão por um tempinho e deve sair por lá ao final de maio. [Akihabara]