Parcerias Giz

Olimpíada 2024: veja como ficou o quadro final de medalhas

Com o fim dos Jogos de Paris, confira os cinco países que mais ganharam medalhas e como ficou o Brasil na Olimpíada de 2024.

Enquanto a França se prepara para as Paralimpíadas, atletas do mundo inteiro seguem contando e se gabando das medalhas conquistadas na última edição dos Jogos Olímpicos. Durante os 16 dias de competição, Paris recebeu 329 eventos diferentes, que distribuíram medalhas para participantes de 32 modalidades esportivas distintas. Confira a seguir, então, como ficou o quadro de medalhas da Olimpíada 2024.

Estados Unidos e China empatam em medalhas de ouro na Olimpíada 2024

Os cinco maiores medalhistas de ouro em Paris foram, por ordem, Estados Unidos, China, Japão, Austrália e França. Mas há um detalhe: Estados Unidos e China empataram, conquistando 40 cada um. Veja os detalhes a seguir.

Estados Unidos e suas 126 medalhas 

O país norte-americano fez bonito na capital francesa, conquistando 40 medalhas de ouro, 44 de prata e mais nove de bronze. Ao todo, os Estados Unidos ganharam 126 medalhas em 34 diferentes modalidades. 

Somente no atletismo, foram 14 ouros, 11 pratas e nove bronzes. O país também se destacou na natação, com oito ouros, 13 pratas e mais sete bronzes, totalizando 28 pódios. Por fim, eles também fizeram bonito na ginástica artística, com nove medalhas ao todo: três ouros, uma prata e cinco bronzes. 

As 91 medalhas da República Popular da China

Somando os pódios da natação e dos saltos ornamentais, os asiáticos se destacaram dentro da água, conquistando 23 medalhas. Somente na primeira modalidade, foram dois ouros, três pratas e mais sete bronzes. E isso sem falar na quebra do recorde mundial nos 100m livre, feito atingido por Pan Zhanle. 

Já no salto, foram mais oito ouros, duas pratas e um bronze. Outro esporte no qual a China brilhou foi o tiro esportivo, com 10 medalhas – cinco ouros, duas pratas e três bronzes –, além da ginástica artística, contando com mais dois ouros, cinco pratas e dois bronzes. Ao todo, a delegação da República Popular voltou para casa com 91 medalhas – 40 ouros, 27 pratas e 24 bronzes – em 23 modalidades.

Japão termina com 20 medalhas de ouro na Olimpíada 2024

Em terceiro lugar no quadro geral de medalhas está o Japão, com 45 pódios em 16 esportes diferentes. Como era de se esperar, a maioria das conquistas foi na luta e no judô. Na primeira, o país ganhou oito ouros, uma prata e dois bronzes, totalizando 11 conquistas. Já no judô foram oito medalhas, sendo três de ouro, duas de prata e outras três de bronze.

Assim, o quadro de medalhas japonês fechou com 45 conquistas: 20 de ouro, 12 de prata e 13 de bronze.

Austrália brilha na natação e leva 18 ouros

Ao lado dos Estados Unidos, a Austrália também foi uma das maiores medalhistas na natação em Paris 2024. Ao todo, a ilha conquistou 18 pódios nessa Olimpíada, com sete ouros, oito pratas e três bronzes. 

O país, no entanto, também obteve bons resultados no atletismo, modalidade em que conquistou mais sete medalhas: um ouro, duas pratas e quatro bronzes. Assim, ao todo, a Austrália deixou a cidade-luz mais pesada com 53 medalhas, sendo 18 ouros, 19 pratas e 16 bronzes.

França garante o quinto lugar com 16 medalhas de ouro

Apesar de ter conquistado 64 medalhas ao todo, nove a mais que a Austrália, a França, anfitriã dos Jogos Olímpicos, ganhou dois ouros a menos. Assim, ela ficou com a quinta colocação no quadro geral de medalhas. 

O país se destacou principalmente no judô, com dois ouros, duas pratas e seis bronzes, totalizando dez pódios. No entanto, ele também foi ouro na natação, em três diferentes modalidades do ciclismo, confirmou o favoritismo sendo ouro no rugby sevens masculino e ainda surpreendeu com um ouro no surfe.

Resumo dos 10 maiores medalhistas em Paris 2024:

País Ouro Prata Bronze Total
Estados Unidos 40 44 42 126
República Popular da China 40 27 24 91
Japão 20 12 13 45
Austrália 18 19 16 53
França 16 26 22 64
Países Baixos 15 7 12 34
Grã-Bretanha 14 22 29 62
República da Coreia 13 9 10 32
Itália 12 13 15 40
Alemanha 12 13 8 33

As medalhas do Brasil na Olimpíada de 2024

No quadro geral de medalhas de Paris 2024, o Brasil aparece em 20ª posição. Ao todo, o país ganhou três ouros, sete pratas e dez bronzes, totalizando 20 conquistas. O primeiro ouro brasileiro saiu no judô, com a vitória de Beatriz Souza. Em seguida, Rebeca Andrade garantiu mais um na ginástica artística e a dupla Ana Patrícia e Duda ganhou o terceiro, no vôlei de praia.

Assim, o Brasil conquistou as seguintes medalhas:

Ouro

  • Judô – Beatriz Souza
  • Ginástica Artística Solo Individual – Rebeca Andrade
  • Vôlei de Praia – Ana Patrícia e Duda 

Prata

  • Futebol Feminino
  • Marcha Atlética 20km masculina – Caio Bonfim
  • Ginástica Artística Individual Geral e Salto Feminino – Rebeca Andrade 
  • Judô – William Lima
  • Surfe – Tatiana Weston-Webb 
  • Canoagem de Velocidade – Isaquias Queiroz

Bronze

  • Vôlei feminino
  • Boxe – Beatriz Iasmin Soares Ferreira
  • Ginástica Artística – Disputa por Equipes – Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Lorrane Oliveira
  • Judô Disputa por Equipes Mistas – Beatriz Souza, Rafaela Silva, Larissa Pimenta, Ketleyn Quadros, Daniel Cargnin, Rafael Macedo, Léo Gonçalves, Guilherme Schimidt, Rafael Silva e Willian Lima
  • Judô – Larissa Pimenta
  • Skate Street – Rayssa Leal
  • Skate Park – Augusto Akio
  • 400m com Barreiras Masculino – Alison dos Santos 
  • Surfe Masculino – Gabriel Medina
  • Taekwondo – Edival Pontes

Fontes:

https://olympics.com/pt/paris-2024/medalhas

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas