_Saúde

Médicos tentam desvendar doença cerebral identificada em 40 pacientes no Canadá

Até agora, foram identificados 43 casos suspeitos, incluindo seis em 2021, em todas as faixas etárias, sendo que cinco pessoas morreram.

Máquina de ressonância magnética na Carnegie Mellon University em Pittsburgh. Crédito: Keith Srakocic ( AP )

Médicos no Canadá estão intrigados com um grupo de pessoas que sofre de um distúrbio cerebral semelhante à demência, mas sem diagnóstico conhecido. Na última meia década, acredita-se que dezenas de residentes em New Brunswick tenham desenvolvido a doença, que inclui sintomas como perda de memória, mudanças de comportamento e alucinações. Ainda não se sabe se esses casos estão realmente relacionados ou qual poderia ser a causa.

A CBC News noticiou este mês que as autoridades de saúde em New Brunswick enviaram um memorando no início de março aos médicos na área alertando-os sobre os casos. De acordo com o documento, o provável primeiro caso dessa condição misteriosa foi relatado em 2015. Até o momento, foram identificados 43 casos suspeitos, incluindo seis em 2021, em todas as faixas etárias. Cinco pessoas morreram até agora.

Além de problemas de memória e mentais, os sintomas incluem perda de massa muscular, dor e espasmos. Superficialmente, a doença parece se assemelhar a uma doença do príon — distúrbios neurológicos causados ​​por proteínas nocivas que se acumulam no cérebro e o destroem lentamente. Mas os exames médicos não encontraram nenhuma evidência de príons nesses pacientes até agora.

As doenças por príons também são universalmente fatais, geralmente dentro de meses a um ano após o aparecimento dos primeiros sintomas, mas os desta condição se desenvolveram ao longo de 18 a 36 meses nos pacientes encontrados até agora, enquanto cinco pessoas com a doença morreram.

As únicas conexões claras entre esses pacientes são seus sintomas compartilhados sem origem facilmente explicável, bem como sua proximidade, com casos sendo encontrados no nordeste e sudeste de New Brunswick. A conexão geográfica pode sugerir uma causa ambiental única para essas áreas, como a exposição a uma toxina. Mas ainda é possível que alguns ou todos esses casos não estejam realmente relacionados.

Por enquanto, autoridades e cientistas estão lutando para descobrir as origens potenciais dessa condição e se algo pode ser feito para conter sua propagação, caso seja transmissível.

“É possível que as investigações em andamento nos deem a causa em uma semana, ou é possível que nos deem a causa em um ano”, disse Brian Cashman, professor da faculdade de medicina da University of British Columbia e um dos pesquisadores envolvidos no estudo, à CBC News recentemente. “Não há um prazo exato para quando teremos uma resposta. Essa questão deve ser o foco da atenção científica, e o mais rápido possível.”

Sair da versão mobile