O Índice de Experiência Windows do Vista era uma maneira fácil de se ver, em forma numérica, quais partes do seu computador eram responsáveis pelo desempenho lerdo dele. O Windows 7 faz a mesma coisa, só que agora ele melhorou em 2 pontos.

A nova pontuação máxima para componentes é 7,9. A Microsoft aumentou (e continuará aumentando) o máximo conforme novos componentes de hardware são lançados. Se a pontuação de um componente atual é 5,6 sob Vista, ele continuará sendo aproximadamente 5,6 (mais ou menos) a menos que ele tenha sido submetido a diversas modificações e mudanças de feedback feitas quando a Microsoft ajustava o índice, tais como novos testes de disco.

Quanto a jogos…

…pontuações na faixa 6,0 a 6,9 para suportar gráficos DX10 e obter boas frame rates com típicas resoluções de tela (algo como 40-50 quadros por segundo a 1280×1024). Na faixa de 7,0 a 7,9 esperaríamos frame rates mais elevadas mesmo com resoluções de tela mais altas.

 

Mas ainda assim, é uma maneira meio desajeitada de informar quão bem funcionará a sua placa de vídeo nos jogos mais recentes. Tá na faixa, de fato, mas nada muito específico. Pra isso, você deve usar benchmarks mais dedicadas como a 3DMark.