Servir como substituto do bloco de notas e da caneta é apenas um dos papeis do smartphone – o aparelho ainda serve como câmera digital, jukebox portátil, agenda de endereços, entre tantas outras coisas. Nem todas as opções são criadas da mesma forma, no entanto. Seja qual for o motivo pelo qual você precisa fazer anotações, eis aqui as melhores ferramentas para isso.

O melhor aplicativo no geral: OneNote

Captura de tela: Microsoft OneNote

O OneNote tropeçou bastante até chegar aonde está, mas atualmente é um projeto muito bem polido e intuitivo. Sua vantagem está na flexibilidade: você pode usar para texto, imagens, links da web ou até combinar tudo isso de uma maneira bem coesa. É claro, todas as suas notas são sincronizadas entre todos os seus dispositivos e na web.

Jogue gravações de áudios, imagens, listas por pontos, listas de afazeres, URLs da web… Praticamente tudo o que você quiser dá para incluir em uma nota. Além disso, dá para juntar tudo em uma série de cadernos coloridos. A ferramenta de pesquisa é ótima e procura informações em todos os seus cadernos de uma vez só. Há ainda ferramentas de colaboração para que você tome notas em conjunto.

OneNote (gratuito) para Android e iOS

O melhor aplicativo para fãs do Google: Google Keep

Captura de tela: Google Keep

Uma integração forte com outros serviços do Google não é a única razão pela qual você poderia escolher o Keep em vez de outros apps, mas provavelmente é a principal delas – o Keep pode ser adicionado como um painel lateral no Gmail, Google Drive, Google Calendar e na web. Você pode transformar notas em documentos do Google Docs com um par de cliques e notas com lembretes aparecem no Google Assistente.

Fora isso, o app contém a tradicional fórmula do Google: é leve, simples de usar e disponível em praticamente todos os dispositivos que você pode imaginar. O sistema de cores é bem direto e funciona bem. Você pode incluir etiquetas às notas para organizá-las melhor, fazer pesquisas rapidamente e compartilhar notas com outras pessoas caso precise de alguma colaboração.

Google Keep (gratuito) para Android e iOS

O melhor app para notas escritas à mão: MyScript Nebo

Captura de tela: MyScript Nebo

Você vai precisar desembolsar mais do que o normal se quiser um aplicativo como o MyScript Nebo em seu celular ou tablet, mas ele faz um ótimo trabalho de transformar suas anotações manuscritas em texto pesquisável – então vale a pena investir se você tem um tablet e uma caneta stylus. Ele funciona em celulares também, e existe até um app para Windows 10, caso você precise.

Além do reconhecimento da escrita à mão e a funcionalidade de conversão, o MyScript Nebo possui ótimas funcionalidades de organização (com cores, etiquetas e cadernos), além do suporte para um monte de opções de formatação e diagramas interativos. Por fim, você pode exportar suas notas em praticamente qualquer formato de arquivo.

MyScript Nebo para Android (R$ 38,99) e iOS (R$ 29,90)

O melhor aplicativo para colaboração: Dropbox Paper

Captura de tela: Dropbox Paper

O Dropbox Paper tem ficado fora do radar, mas funciona muito bem para tomar notas pelo celular, tablet ou laptop. Ele fica sincronizado com todos os dispositivos, assim como acontece com o Dropbox em si. As opções de sincronização e compartilhamento são ótimos, e o app lida muito bem com colaborações e comentários.

O Dropbox Paper ganha muitos pontos pela simplicidade, mas isso não significa que ele seja básico demais: ele é capaz de lidar com vídeos, imagens, sons e texto. Ah, e ele funciona offline. O aplicativo se destaca nas funcionalidades de colaboração e nas ferramentas que são combinadas para funcionar como um todo – é muito fácil de usar, com uma interface sem distrações que agrada os olhos.

Dropbox Paper (gratuito) para Android e iOS

O melhor aplicativo para armazenar textos: Evernote

Captura de tela: Evernote

Talvez esse seja o aplicativo de notas mais conhecido entre os que citamos aqui. O Evernote continua na batalha e recentemente incluiu um modo escuro para provar que continua moderno mesmo depois de dez anos no mercado. Existe uma área em que ainda preferimos o Evernote em relação à concorrência: o gerenciamento de muitos textos – ensaios, notas, textos de páginas web, tabelas e por aí vai.

Em outras palavras, o Evernote é um dos aplicativos de notas mais competentes no processamento de texto. Além disso, ele faz tudo o que os outros fazem (como sincronizar entre múltiplos dispositivos, incorporar imagens, oferecer suporte a manuscritos, listas e até usar sua câmera como escâner). Ferramentas de colaboração também estão presentes, para que você trabalhe com outras pessoas.

Evernote (gratuito, com planos de assinatura) para Android e iOS

O melhor aplicativo no quesito segurança: Saferoom

Captura de tela: Saferoom

Provavelmente você não quer que suas notas caiam nas mãos de outras pessoas. Porém, se você realmente precisa manter suas notas em segredo, dê uma olhada no Saferoom. O app adiciona uma camada extra de segurança às notas que você já escreveu no OneNote, Evernote ou Office 365, criptografando-as para que ninguém possa acessá-las a menos que tenha uma senha mestre.

A segurança é tão forte que, se você esquecer a sua senha, não existe nenhuma maneira de recuperar as notas – então tenha cuidado. O serviço funciona com gerenciadores como o 1Password e LastPass para evitar maiores problemas. Além disso, dá para acessar as notas pelo computador também. A interface não é das mais amigáveis, mas, em termos de segurança, é difícil de superá-lo.

Saferoom (gratuito) para Android e iOS