Desenvolver um anti-vírus não é algo lá muito fácil. Além de criar um software, as empresas de segurança precisam manter bancos de dados atualizados com as diversas ameaças que surgem de tempos em tempos na internet. Duas instituições liberaram recentemente um ranking dos melhores softwares da atualidade considerando malwares descobertos entre março e abril.

Os rankings da AV-Comparatives e da AV-Test são levemente diferentes, e isso influi um pouco no resultado. É difícil cravar qual é o melhor anti-vírus do mercado com certeza absoluta, mas os diferentes estudos ajudam a dar ideia de quais realmente cumprem o que prometem, e quais estão bem longe de ser realmente eficiente.

Vamos ver primeiro o da AV-Comparatives. Foram 23 antivírus diferentes testados em máquinas parecidas – rodando Windows 7 de 64 bits com todas as atualizações feitas. Entre páginas com exploits, links para downloads de malwares e anexos maliciosos que chegam por email, apenas dois antivírus bloquearam todas as ameaças: neste ponto, palmas para o Panda Cloud Free Antivirus e o Bitdefender Internet Security. O Avira Internet Security, com 99,8% de eficácia, merece destaque também.

Mas vale aqui ressaltar que o Panda Cloud Free Antivirus se saiu ligeiramente melhor, já que o Bitdefender Internet Security bloqueou ameaças falsas, o que não ocorreu no primeiro. Confira a tabela abaixo – e veja ela em tamanho maior aqui.

antivirus

Já o teste da AV-Test foi um pouco diferente, e além de analisar a eficácia na proteção contra ameaças, os pesquisadores levaram em consideração pontos importantes como desempenho e usabilidade. Ao todo foram avaliados 25 antivírus instalados no Windows 8.1 de 64 bits.

O Windows Defender foi considerado referência e detectou entre 67% e 68% das ameaças. Ele recebeu a nota zero em proteção, e a dos outros antivírus foram calculadas a partir disso.

O Kaspersky Internet Security foi o grande vencedor deste teste, com nota máxima em todos os quesitos, mas outros softwares também se deram bem: outros destaques ficam por conta do Avira Internet Security, McAfee Internet Security e do Bitdefender Internet Security, com nota máxima em proteção e usabilidade, e quase completa em desempenho. F-Secure Internet Security, G DATA Internet Security, eScan Internet Security Suite, Norton Internet Security e Trend Micro Titanium Maximum Security também tiveram nota máxima em proteção e usabilidade, mas tiveram notas variadas em desempenho. Confira a tabela abaixo – e veja ela aqui em tamanho maior.

antivirus2

A diferença nos resultados nos dois testes reforça como é complicado cravar um antivírus como o melhor do mercado, e as diferentes formas de analisar cada um deles acaba alterando o resultado final. [Tecnoblog]