_Aplicativos

Não durma no ponto: os melhores apps de Android para andar de ônibus em São Paulo

Ok, a tarifa voltou aos R$3, mas isso não significa que andar de ônibus em São Paulo é fácil. Gastar muito tempo no ponto costuma ser um dos problemas mais comuns, mas a tecnologia pode dar uma ajuda. Há algum tempo, a SPTrans lançou o Olho Vivo, sistema que informa a localização de todos os […]

Ok, a tarifa voltou aos R$3, mas isso não significa que andar de ônibus em São Paulo é fácil. Gastar muito tempo no ponto costuma ser um dos problemas mais comuns, mas a tecnologia pode dar uma ajuda. Há algum tempo, a SPTrans lançou o Olho Vivo, sistema que informa a localização de todos os veículos de uma linha. O web app do serviço é lento e limitado, mas alguns apps já usam os dados públicos para adicionar novas funções e facilitar a vida de quem dependo do transporte público. Testamos as melhores opções para Android:

OnibusSP

O OnibusSP é o mais simples desse teste. A tela inicial tem uma caixa de texto para pesquisa de linhas e um botão para exibir suas linhas favoritas. Escolher uma linha leva diretamente para o mapa, em que são exibidos os ônibus e o trajeto.

Prós:

Contras:

Buzzão São Paulo

O Buzzão São Paulo também preza pela simplicidade. Há três telas: Pesquisar, Linhas e Pontos. A primeira é a inicial; nela, você pode, como o próprio nome indica, procurar linhas e pontos de ônibus — há botões diferentes para cada tipo de busca — e ainda ver corredores de ônibus.

As duas outras páginas mostram suas linhas e seus pontos de ônibus que foram marcados com uma estrela, servindo como uma lista de acesso rápido ao que você mais utiliza. Se a linha que você está procurando passa por um corredor, os horários dos próximos ônibus nesses pontos aparece antes do mapa.

Prós:

Contras:

Omnibus

A primeira coisa que chama a atenção no Omnibus é uma preocupação maior com a estética: as fontes e caixas de texto são maiores e melhor desenhadas. O app também preza pela simplicidade: a tela inicial tem uma busca drop-down interativa — os resultados são apresentados à medida que você digita — e sua lista de linhas favoritas. Para ver no mapa, é só marcar as que você deseja (até duas) e tocar no botão na parte de baixo da página.

Prós:

Contras:

BusaoSP

O BusaoSP tem uma abordagem diferente de todos os outros: ele não serve para você procurar os veículos de uma linha, mas sim para ver quais linhas passam nos pontos próximos, seus itinerários (sem o traçado, apenas com os pontos) e onde estão os carros delas.

Prós:

Contras:

Cadê o Ônibus?

O Cadê o Ônibus? é provavelmente o aplicativo mais completo que eu já vi nessa categoria. Sério. A lista de favoritos, por exemplo, pode ser dividida em grupos — o app vem com Casa, Trabalho, Escola e Outros pré-definidos, mas você pode deletar e criar novos. Há a opção de ver o itinerário de uma linha sem o mapa, apenas com a lista de vias em que o ônibus passa. Também dá para ver a localização de veículos de várias (e não apenas duas) linhas de uma vez. Você também pode escolher um veículo para monitorá-lo — congelando o zoom na posição dele no mapa — e até mesmo fazer check-in numa linha — o que significa postar  no Facebook que você entrou no ônibus (não me pergunte por quê).

Prós:

Contras:

BusFinder SP

O BusFinder SP preza pela praticidade. A tela inicial mostra suas linhas favoritas. É só tocar uma ou selecionar várias para ver onde estão os ônibus no mapa — ele usa o Maps do Android, bem mais rápido que os concorrentes, que utilizam o web app. Para adicionar uma linha aos favoritos, toque no sinal de mais na parte de baixo. Simples e fácil.

Prós:

Contras:

E o app ideal para ônibus é o… não, ele ainda não existe

O app perfeito para quem anda de ônibus, na minha opinião, seria um aplicativo com a velocidade e praticidade do BusFinder SP, com a riqueza de opções do Cadê o Ônibus e com a boa sacada do BusaoSP de mostrar o que está próximo de você. Ele também se integraria com outros recursos do Android, como mostrar nas notificações quando o próximo ônibus vai passar, e do site da SPTrans, como horários de partida — para quem mora perto do ponto final, isso é bem útil, mais até que saber onde está o ônibus — e trajetos entre dois lugares.

Enquanto ele não chega, o jeito é usar esses, que ajudam bastante na hora de enfrentar o trânsito maluco da capital paulista, além de resolver o eterno drama “pego esse que dá uma volta maior ou espero o que vai mais rápido?”. E quem toma ônibus sabe: qualquer ajuda é muitíssimo bem-vinda.

Foto de destaque: Fernando Stankuns/Flickr/Creative Commons

Sair da versão mobile