A Apple revelou nessa semana o seu iOS 11, a próxima versão do sistema operacional do iPhone e iPad que virá mais tarde neste ano. Porém, mesmo com a longa apresentação no WWDC, a companhia não teve tempo o bastante para mencionar todas as funções que virão para o iOS. Nós estamos com o beta para testes, e aqui estão as belezas a caminho que a Apple não mencionou.

• As atualizações dos recursos de privacidade de fotos e localização do iOS 11 são ótimas
• A melhor função não anunciada do iOS 11 é a captura de tela em vídeo

Gravação de tela padrão

mxxlhshejdwpnixqbidz

A gravação de tela é útil para várias coisas, desde capturar escondido o Snapchat do seu amigo até subir tutoriais no YouTube, e, embora não fosse tão difícil de fazer no iOS no passado, com o iOS 11 ela vai vir direto no telefone — você não precisa mais de um Mac com QuickTime.

A nova ferramenta, chamada Screen Recorder, aparece se você customiza os atalhos da nova Central de Controle nos Ajustes. Aperte o botão vermelho para começar a gravar e a barra de título para parar de gravar, e então o vídeo é salvo normalmente no seu rolo de câmera.

Compartilhamento Wi-Fi instantâneo

Wi-Fi seguro é praticamente uma exigência para o uso de celulares e computadores modernos, mas compartilhar sua senha de 45 dígitos é uma das coisas mais irritantes do mundo. O iOS 11 vai tornar isso mais fácil, apesar de você precisar estar usando um dispositivo iOS 11 para o truque funcionar, como descobriu o 9to5Mac.

O processo precisa ser iniciado por alguém com um dispositivo com iOS 11 que não esteja conectado ao Wi-Fi — se aquela pessoa tenta conectar, então outros dispositivos iOS 11 já conectados e próximos recebem um aviso para compartilhar o acesso (basicamente a senha do Wi-Fi).

Um teclado de uma mão

qttpgywwf50fqv7npe1b

O iOS agora se juntou ao Android ao oferecer um modo de uma mão padrão no teclado: quer dizer que, se você só tem uma mão livre para escrever uma mensagem, então as teclas ficam um pouco mais fáceis de serem alcançadas, especialmente se você estiver usando um dos modelos de iPhone maiores.

Para encontrar a opção, aperte e segure o ícone de globo e emoji do lado esquerdo da barra de espaço e então escolha a configuração esquerda ou direita. A flecha que aparece no espaço em branco deixa você retornar ao modo normal do teclado quando estiver pronto para operar com ambas as mãos.

Escaneamento de QR code

Um monte de usuários que tiveram acesso ao teste beta do iOS 11 perceberam que o aplicativo Câmera atualizado vai vir com a capacidade de ler QR codes, caso você encontre algum em suas andanças.

Se você nunca viu um QR code na natureza, eles realmente são bem úteis. Conseguem fazer coisas como dar acesso a redes de Wi-Fi, compartilhar seus detalhes de contato com outra pessoa, mandá-lo para um site em particular ou autenticar a sua entrada para ir assistir a algum show.

Reprodução de FLAC media playback

Uma coisa que irritava muitos obcecados por música no iOS era a falta de suporte ao FLAC. O FLAC, ou Free Lossless Audio Codec, é um formato de áudio que não tem compressão alguma. De acordo com os amantes da música, a compressão pode levar à perda da qualidade na música. Você pode perder um ruído de um dedo roçando na corda da guitarra ou o registro mais baixo de um bumbo. Embora a Apple tenha mantido o seu formato de áudio sem perdas, o Apple Audio Lossless Codec, desde 2004, a grande maioria da música disponível em formato sem perdas online é baseada em FLAC.

E, como notado por este usuário do Reddit, o iOS 11 agora tem suporte para o FLAC. Ainda não está disponível no iTunes especificamente, mas, se você tem algum arquivo em FLAC por aí no seu iCloud, pode simplesmente tocar neles para tocar.

Offload de aplicativos

shb5fyi8uk7sdc2jz6xn

Deletar aplicativos que estão acumulando poeira é uma forma útil de recuperar espaço de armazenamento e manter o seu iPhone e seu iPad rodando mais suavemente. Porém, antes do iOS 11 aparecer, deletar aplicativos também significava apagar as configurações e outros dados relacionados ao aplicativo. Não mais.

Se você for para o Armazenamento do iPhone no menu Geral do Ajustes, pode apertar em um aplicativo e usar uma nova função chamada Offload Aplicativo. Isso parece deletar tudo, menos as configurações chave. A Apple também incluiu uma opção para dar “offload” de aplicativos raramente usados automaticamente.

NFC em mais aplicativos

Como o Engadget apontou, com o iOS 11, a Apple está abrindo acesso ao chip NFC (comunicação por campo de proximidade, na sigla em inglês) que vem dentro do iPhone 7 e do iPhone 7 Plus, junto com (presumidamente) iPhones futuros, para usuários que queiram aproveitar o máximo de seus aplicativos de iOS possam entrar no mundo do NFC.

Pense em pagamentos móveis, mas também em acesso a quartos de hotel ou acesso automático a redes de Wi-Fi (usuários de Android têm usado o NFC há anos já, obviamente). Em algumas cidades, você pode até usar o dispositivo do NFC para pagar o seu metrô. É difícil dizer exatamente como essa nova funcionalidade vai se desenrolar, mas, com a Apple agora abraçando o NFC, é definitivamente algo a se observar.

Digite suas perguntas para a Siri

nin657eykyjpwk3mrjtj

Vários upgrades da Siri devem aparecer onde quer que um novo iOS surgir, mas escondida no menu Acessibilidade, dentro do Geral do Ajustes para o iOS 11, está uma nova opção de Digitar para a Siri: quando Siri for ativada, você pode digitar perguntas ao invés de falar.

Obviamente, isso é direcionado a quem não consegue falar os comandos normalmente, mas é útil para qualquer um que esteja em um espaço silencioso (ou barulhento). A propósito, você já pode digitar comandos para a Siri no iOS 10, mas precisa tocar em uma pergunta (falada) anterior e depois editá-la.

Restrição de rastreamento de localização de aplicativos

Saber a sua localização é uma das permissões mais invasivas que um aplicativo pode pedir, mesmo que muitos deles precisem da função para funcionar corretamente. E, no momento, só é possível ligar o rastreamento de localização ou desligá-lo para um aplicativo em particular (ou em geral no iOS).

No iOS 11, existe uma nova opção que permite o rastreio de localização, mas somente se o aplicativo estiver sendo usado, o que significa mais privacidade e vida de bateria para os usuários. Para se aproveitar do novo recurso, abra o Ajustes, escolha o aplicativo que você quer administrar e então escolha Localização.

Imagem do topo: Gizmodo