Meta aceita pagar US$ 725 mi para encerrar escândalo Cambridge Analytica

A empresa é alvo de uma ação coletiva após o vazamento de dados de mais de 80 milhões de usuários, em 2017. Informações teriam sido usadas na campanha política de Donald Trump
Meta aceita pagar US$ 725 mi para encerrar escândalo Cambridge Analytica
Imagem: Book Catalog/Flickr/Reprodução

A Meta, empresa-mãe do Facebook e WhatsApp, concordou em pagar US$ 725 milhões para encerrar a ação coletiva sobre o caso Cambridge Analytica. O valor equivale a quase R$ 3,9 bilhões no câmbio atual. 

A ação acusa a big tech de não garantir a privacidade dos usuários do Facebook depois do compartilhamento indevido de dados pessoais com empresas como a consultoria Cambridge Analytica. A agência usou as informações para propaganda política de Donald Trump em 2017.

Segundo a agência Reuters, a empresa de Mark Zuckerberg protocolou a oferta de pagamento na Justiça dos EUA em 23 de dezembro. Promotores consideram a multa como a mais alta já vista em uma ação coletiva relacionada à privacidade de dados. 

Este também deve ser um dos valores mais altos já pagos pelo Facebook para encerrar um processo. Em comunicado, a Meta disse que não admite as irregularidades do caso, mas que buscou um acordo para o “melhor interesse da comunidade e acionistas”. 

“Nos últimos três anos, renovamos nossa abordagem de privacidade e implementamos um programa abrangente de privacidade”, diz a nota. O acordo ainda precisa ser aprovado por juízes da Califórnia. 

Entenda o caso 

Em 2017, um aplicativo que fazia um teste de personalidade no Facebook ficou popular e reuniu dados de milhões de usuários da plataforma. Os internautas só não sabiam que, ao preencher as informações, a Meta compartilhava seus dados com outras empresas, como a Cambridge Analytica. 

Ao todo, dados de quase 87 milhões de usuários foram vazados. Entre eles havia informações pessoais, como nome, idade, profissão, preferências e suas redes de contatos. Por consequência, terceiros também tiveram os dados acessados. 

A Cambridge Analytica usou o material para realizar publicidades políticas em apoio ao ex-presidente Donald Trump nas eleições de 2018. Dois anos depois, documentos revelaram que Mark Zuckerberg tinha conhecimento do uso indevido desde 2015. 

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

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