Meta anuncia que Messenger deixará de funcionar em Apple Watches

O Messenger não é o primeiro app encerrado pela Meta no WatchOS. Em 2018, a empresa desativou a versão nativa do Instagram
Adeus, Messenger Lite: Meta começa a descontinuar app no Android
Imagem: Unsplash/Reprodução

A Meta está avisando aos usuários do Apple Watch que o Messenger ficará indisponível a partir de 31 de maio. A partir do próximo mês, os smartwatches da maçã continuarão a exibir notificações, mas não será mais possível responder mensagens.

A empresa não explicou a razão da desativação da versão do mensageiro para WatchOS. O aplicativo fez sua estreia no sistema em 2015. Além de exibir mensagens, ele permite respostas de áudio. 

O Messenger não é o primeiro app encerrado pela Meta no WatchOS. Em 2018, a empresa desativou a versão nativa do Instagram.

Desde então, outras empresas, como Twitter e Slack, seguiram o exemplo e desativaram aplicativos. No entanto, no caso das empresas havia uma dificuldade de reproduzir nos apps para relógios inteligentes a mesma experiência de um smartphone ou desktop.

A Apple está trabalhando no desenvolvimento do WatchOS 10, que segundo rumores, será completamente redesenhado e baseado em widgets, aplicações mais leves e com foco em interface simplificada para interação rápida.

Caso as informações se confirmem, faz sentido as empresas deixarem de investir em aplicações complexas para um sistema onde apenas as funções mais básicas serão necessárias. É provável que o mesmo movimento adotado pela companhia de Mark Zuckerberg também seja reproduzido por outras empresas de tecnologia.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas