Meta vai cortar integração entre o Instagram e Facebook Messenger

A partir de meados de dezembro, usuários do Instagram não poderão iniciar conversas com contas do Facebook ou vice-versa
Instagram com versão paga e sem anúncios já é considerado pela Meta
Imagem: Unsplash/Reprodução

A Meta uniu as mensagens diretas do Instagram e do Facebook Messenger nos últimos anos. Mas a integração chegará ao fim: nas próximas semanas, a empresa vai desligar o cruzamento dos mensageiros.

A alteração foi anunciada silenciosamente em uma página de suporte das redes sociais. No documento, a Meta informa que os usuários não poderão “mais bater papo com contas do Facebook no Instagram” e vice-versa.

Com o fim do cruzamento, os usuários perderão alguns recursos. Entre elas, a possibilidade de iniciar conversas ou chamadas com contas do Facebook diretamente pelo Instagram Direct.

Além disso, todos os bate-papos existentes no Instagram com contas do Facebook ou o contrário se tornarão somente leitura. “Isso significa que você e outras pessoas não podem enviar novas mensagens nesses bate-papos”, informaram.

As conversas iniciadas no Instagram também não serão transferidas para a caixa de entrada do Messenger.

“Para continuar conversas com contas do Facebook, você pode iniciar um novo bate-papo com elas no Messenger ou no Facebook a partir da sua conta do Facebook”, disse a página de suporte do Instagram.

Integração do Instagram será encerrada em dezembro

A decisão foi confirmada pela Meta nesta terça-feira (5). Ao The Verge, a empresa lembrou que a integração foi apresentada “há alguns anos”. Isso permitia que os usuários do Instagram conversassem com contas do Facebook. O caminho contrário também era possível.

Essa experiência, de fato, facilitava os contatos. Especialmente para quem prioriza o Instagram ao Facebook, por exemplo, pois era possível conversar com amigos da rede social vizinha sem precisar de outro app.

Todavia, o serviço será cortado em breve.

“A partir de meados de dezembro, começaremos a remover esse recurso, disse o porta-voz Alex Dziedzan ao site especializado. “No entanto, as pessoas podem continuar a enviar mensagens e ligar para seus contatos no Facebook, Instagram ou Messenger.”

Bruno De Blasi

Bruno De Blasi

Jornalista especializado em tecnologia e carioca da gema. Já passou pelas redações do iHelp BR, Olhar Digital, Tecnoblog e TechTudo. É fã de música, cultura nerd e cinema. Nas horas vagas, está lendo, programando ou tocando baixo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas