Saúde

Método de yoga facial brasileiro promete amenizar rugas com exercícios; conheça

O método "Xô Rugas" foi criado pela brasileira especialista em yoga facial Aline Senatora e estimula cada área do rosto separadamente
Imagem: Reprodução/Unsplash

A especialista em yoga facial Aline Senatora, brasileira e residente nos Estados Unidos, venceu o prêmio de estética e beleza “Melhor do Brasil no Mundo”, que homenageia brasileiros no exterior, no Palácio do Parlamento Britânico, em 2023.

whatsapp invite banner

Ela é, sobretudo, a criadora do método de ginástica facial “Xô Rugas”, que trabalha a musculatura facial para combater as linhas de expressão.

Formada no Centre of Excellence, dos Estados Unidos, e com formação também no método de massagem e acupressão GuaSha Facial, em 2021, Senatora recebeu também um prêmio do Brazilian Notable Awards, do Brazilian Times, em Nova York.

Aos 40 anos, a brasileira já ensinou sua técnica em um curso online para mais de 15 mil alunas de todas as idades — e também dá dicas nas redes sociais.

O objetivo da ginástica facial é trabalhar a musculatura de forma completa, rejuvenescendo e retardando o envelhecimento de maneira natural. De acordo com Aline, os resultados costumam aparecer em 40 dias.

aline senatora xô rugas

Imagem: Reprodução/Acervo pessoal

Como surgiu a yoga facial contra rugas

O “Xô Rugas” começou a ser desenvolvido há mais de três anos, devido a uma insatisfação de Aline com a própria aparência. “Tinha muitas linhas, flacidez, o que me levava a ficar bem triste. Até que um dia lembrei de uma tia de 80 anos, que ficava batendo no queixo para não ter papada. Pensei: será que existe alguma coisa que tenha sentido nisso que ela faz?”, contou.

Por rejeitar tratamentos injetáveis, como o botox, por exemplo, ela procurou um curso de yoga facial na Califórnia, que ensinava a estimular cada área do rosto separadamente. Em 20 dias, teve bons resultados.

Porém, ao perceber que a melhora de uma região poderia prejudicar outras, decidiu se aprofundar no estímulo da estrutura da face como um todo, a fim de conseguir uma melhora geral no rosto. Na busca por desenvolver seu próprio método, ela chegou, inclusive, a estudar na Harvard Medical School.

O método atual foi um sucesso imediato, segundo Aline. “Na primeira turma, tinha uma aluna com paralisia facial e em 40 dias ela teve 98% do rosto recuperado. E uma senhora de 68 anos que já tinha feito vários tratamentos estéticos melhorou muito”, disse ela.

Além de trazer benefícios estéticos, um estudo já comprovou anteriormente que a yoga reduz o estresse, a ansiedade e melhora a memória. Saiba mais nesta matéria do Giz Brasil.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas