A Metropolitan Transportation Authority (empresa pública de transporte de Nova York) está renovando o sistema do metrô da cidade para o futuro. Ou, se você preferir, apenas se adequando à forma como como já operam grandes sistemas de transporte pelo mundo.
Como parte da mesma iniciativa de mudança de transporte que vai reconfigurar os corredores da Penn Station, o governador de Nova York, Andrew Cuomo, anunciou um cronograma acelerado para vários recursos que trens e estações receberão.
Até o fim de 2016, disse ele, o metrô de Nova York oferecerá:
— A habilidade de comprar tíquetes pelo seu telefone — Usar o smartphone como tíquete através de um app, da mesma forma que já ocorre com cartões de embarque em voos;
— Estações com rede Wi-Fi (serviço de celular apenas em 2017);
— Centrais de carregamento com portas USB em trens e estações;
— Relógios de contagem regressiva em todas as estações (para indicar tempo de chegada das composições);
— O dobro de quiosques com tela touchscreen com informações em tempo real do serviço para os passageiros.
Já existem 140 estações com conexão Wi-Fi, então, não é surpresa o fato de o programa ser expandido. Porém, muitas dessas propostas são novas.
We’re expediting rollout of @MTA countdown clocks, real-time subway info, and charging stations in subways & buses. pic.twitter.com/cM9S2RtGAM
— Andrew Cuomo (@NYGovCuomo) 8 janeiro 2016
Adicionar carregadores USB, por exemplo, vai ser de grande ajuda para os passageiros que agora verão vídeos no Netflix durante a locomoção. Os relógios regressivos e os quiosques adicionais são medidas bem importantes também.
Simulação de como será o sistema de tíquete eletrônico no metrô de Nova York
No entanto, a informação em tempo real da chegada dos trens pode ser decisiva — se a cidade, de fato, levar isso a sério. No mês passado, James Somers, do CityLab, postou uma detalhada investigação sobre o fato de o metrô de Nova York, que tem a malha metroviária mais extensa do mundo, não ter este recurso, presente nos sistemas de transporte das maiores cidades do mundo. (O motivo para isso basicamente são: um sistema antigo, um atualização técnica que nunca aconteceu e um monte de burocracia.)
Não existe um cronograma ainda para esta parte das propostas apresentadas. “A MTA vai acelerar a entrega em tempo real de informações de chegada do metrô para todas as 469 estações” é tudo o que diz o anúncio. Este tipo de informação seria incrível e de grande valor como dado público para uso em apps como o Google Maps. Um lugar para carregar seu smartphone é legal, mas imagine ter a possibilidade de poder planejar melhor sua viagem para determinado destino sabendo se pode ou não depender do metrô.
[A proposta completa pode ser lida no site da MTA]