Microsoft 365 com IA: veja o que há de novo no programa Copilot
A Microsoft acaba de lançar o Copilot para o pacote Microsoft 365, programa que usa IA (inteligência artificial) no Word, PowerPoint, Excel e Teams.
“O Copilot mudará fundamentalmente a forma como as pessoas utilizam a IA”, diz o anúncio, divulgado nesta quinta-feira (16). O lançamento do programa veio a público horas depois de um vazamento.
Assim como o navegador Bing, a ferramenta funciona com o GPT-4, da OpenAI, e ficará ao lado dos aplicativos da Microsoft 365 como um assistente. Os usuários poderão chamá-lo para criar apresentações, gerar textos com base em apresentações ou usar recursos do Excel.
Segundo a big tech, a ferramenta cria um modelo de conhecimento para cada organização e oferece sugestões personalizadas com base nas tarefas e interações anteriores dos usuários. Isso acontece por causa de um modelo de linguagem (LLMs) que se baseou nos apps da Microsoft para transformar texto em ferramentas de produtividade.
A Microsoft afirmou que está testando o programa com clientes selecionados e deve expandir a visualização em breve. “Vamos compartilhar mais sobre preços e detalhes nos próximos meses”, disse a empresa, em um post de blog. Quando isso acontecer, será possível acessar a nova ferramenta em dois caminhos:
- via aplicativos Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Teams
- via Business Chat, que usa dados do calendário, e-mails, chats e documentos para gerar alertas com base nas atividades dos usuários
Novidades do Microsoft 365 Copilot
Mas o que muda, afinal? Veja abaixo.
Criar documentos com base em outros que já existem
No Word, o usuário poderá digitar um comando (exemplo: criar um anúncio de produto) e vinculá-lo a um documento que já existe, mas que ainda não foi aberto. Em resumo, a IA vai ler o documento secundário e criar o texto a partir daquele contexto, sem a necessidade de abrir mil abas no desktop.
Ajuda nas reuniões
Como o Copilot ficará conectado ao calendário e e-mail, ele poderá ajudar os usuários na preparação para reuniões. Ao usar o comando “Prepare-me para a minha reunião”, o sistema gera marcadores sobre tópicos que podem ser abordados e lista formas para ajudar na concentração.
PowerPoint automático
O Copilot permite que um documento do Word, por exemplo, se transforme em uma apresentação do PowerPoint através de comandos de linguagem natural.
Tomando notas automaticamente
Nas reuniões do Teams, o Copilot vai capturar as transcrições automaticamente, incluindo falas e notas resumidas. Ele também poderá sugerir pontos de atuação em tempo real, durante a reunião.
Análise mais simples do Excel
O Copilot poderá criar uma visualização de dados dinâmica e profissional em segundos. Outra facilidade é, provavelmente, o fim das fórmulas complexas de Excel. Para solucionar uma tabela, basta inserir um comando como “quais foram os produtos mais lucrativos?” e ele, então, gera a resposta automaticamente.