Microsoft 365 com IA: veja o que há de novo no programa Copilot

Programa vai permitir uso de inteligência artificial para criar apresentações no Power Point, gerar textos no Word ou usar ferramentas do Excel
Microsoft 365 com IA: veja o que há de novo no programa Copilot
Imagem: Microsoft/Divulgação

A Microsoft acaba de lançar o Copilot para o pacote Microsoft 365, programa que usa IA (inteligência artificial) no Word, PowerPoint, Excel e Teams.

“O Copilot mudará fundamentalmente a forma como as pessoas utilizam a IA”, diz o anúncio, divulgado nesta quinta-feira (16). O lançamento do programa veio a público horas depois de um vazamento. 

Assim como o navegador Bing, a ferramenta funciona com o GPT-4, da OpenAI, e ficará ao lado dos aplicativos da Microsoft 365 como um assistente. Os usuários poderão chamá-lo para criar apresentações, gerar textos com base em apresentações ou usar recursos do Excel. 

Segundo a big tech, a ferramenta cria um modelo de conhecimento para cada organização e oferece sugestões personalizadas com base nas tarefas e interações anteriores dos usuários. Isso acontece por causa de um modelo de linguagem (LLMs) que se baseou nos apps da Microsoft para transformar texto em ferramentas de produtividade.

A Microsoft afirmou que está testando o programa com clientes selecionados e deve expandir a visualização em breve. “Vamos compartilhar mais sobre preços e detalhes nos próximos meses”, disse a empresa, em um post de blog. Quando isso acontecer, será possível acessar a nova ferramenta em dois caminhos: 

  1. via aplicativos Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Teams
  2. via Business Chat, que usa dados do calendário, e-mails, chats e documentos para gerar alertas com base nas atividades dos usuários 

Novidades do Microsoft 365 Copilot 

Mas o que muda, afinal? Veja abaixo.

Criar documentos com base em outros que já existem 

No Word, o usuário poderá digitar um comando (exemplo: criar um anúncio de produto) e vinculá-lo a um documento que já existe, mas que ainda não foi aberto. Em resumo, a IA vai ler o documento secundário e criar o texto a partir daquele contexto, sem a necessidade de abrir mil abas no desktop. 

Ajuda nas reuniões

Como o Copilot ficará conectado ao calendário e e-mail, ele poderá ajudar os usuários na preparação para reuniões. Ao usar o comando “Prepare-me para a minha reunião”, o sistema gera marcadores sobre tópicos que podem ser abordados e lista formas para ajudar na concentração. 

PowerPoint automático 

O Copilot permite que um documento do Word, por exemplo, se transforme em uma apresentação do PowerPoint através de comandos de linguagem natural. 

Tomando notas automaticamente 

Nas reuniões do Teams, o Copilot vai capturar as transcrições automaticamente, incluindo falas e notas resumidas. Ele também poderá sugerir pontos de atuação em tempo real, durante a reunião. 

Análise mais simples do Excel 

O Copilot poderá criar uma visualização de dados dinâmica e profissional em segundos. Outra facilidade é, provavelmente, o fim das fórmulas complexas de Excel. Para solucionar uma tabela, basta inserir um comando como “quais foram os produtos mais lucrativos?” e ele, então, gera a resposta automaticamente. 

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas