A Microsoft anunciou nesta terça-feira (22) seu novo 2 em 1: o Surface Pro 8. Ele possui tela e processamento mais poderosos, além de, finalmente, ter suporte a Thunderbolt 4. É o maior pacote de atualizações desde o Surface Pro 3, lançado em 2015.

O novo tablet tem uma tela de 13″ PixelSense — um belo crescimento em relação à versão anterior, de 12,3″. A tela ainda conta com resolução 2880 x 1920 e 4,5 milhões de pixels, Dolby Vision e uma tecnologia chamada “Adaptative Color”. A função faz com que o display mude os tons de acordo de iluminação de acordo com o ambiente. As bordas do dispositivo são mais arredondadas — bem parecidas com as do Surface Pro X.

Mas a melhor novidade é que a tela tem taxa de atualização de 120 Hz — o que torna a navegação mais fluída. Para poupar bateria (que tem duração prometida de 16 horas), o dispositivo normalmente funcionará em 60 Hz, mas se adaptará para 120 Hz automaticamente quando você estiver usando a caneta ou alguma tarefa que exija mais desempenho.

O Surface Pro 8 também teve um belo upgrade em relação à versão anterior: agora vem Equipado com processadores quad-core de 11ª geração da Intel, 32 GB de RAM. De acordo com a Microsoft, o desempenho da CPU do Surface Pro 8 é 40% maior em relação ao modelo anterior. Na capacidade gráfica, esse ganho é de 74%. O armazenamento pode ser de 512 GB ou 1 TB, dependendo do modelo.

Uma das principais novidades fica por conta do suporte ao Thunderbolt 8 nas duas portas USB-C. Isso significa que finalmente você pode conectar o dispositivo a telas 4K, usar armazenamento externo de alta velocidade ou conectar a uma placa de vídeo para jogar.

A canetinha também foi atualizada. A Surface Slim Pen 2, quando encostada na tela, emite pequenas vibrações que emitem feedback óptico e imitam o contato com o papel, fazendo com que você tenha mais precisão.

As câmeras também receberam leves upgrades. A traseira agora tem 10 MP (antes eram 8 MP) e suporte a vídeos em 4k. Já a frontal tem 5 MP, vídeos em 1080p e promessa de melhor desempenho em ambientes de baixa luz.

O Surface Pro 8 será lançado por US$ 1.100. Assim como todos os novos Surface, ele estará disponível no dia 5 de outubro, junto com o Windows 11.

* Com Guilherme Eler