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Microsoft compra Actvision, de “Call Of Duty”, por US$ 68,7 bilhões

Com o movimento, a Microsoft herda quase 400 milhões de usuários mensais de jogos da Activision - responsável por publicar títulos como “Overwatch”, “Diablo” e “Candy Crush”. Transação deve ser concluída em 2023

Microsoft

Unsplash / reprodução

Nesta terça-feira (18), a Microsoft anunciou a compra da Activision Blizzard, gigante do setor de video games. O preço pago foi de US$ 69 bilhões (R$ 380 bilhões, na cotação atual), o que a elege como a maior transação da história no setor de tecnologia, superando a compra da EMC pela Dell, em 2015, por US$ 67 bilhões.

A Activision é responsável por grandes franquias dos games como “Overwatch”, “Diablo”, “Call of Duty” e “Candy Crush”.

Com a aquisição, a Microsoft pretende acelerar o crescimento da sua divisão de games em dispositivos móveis, computadores, consoles e nuvem, tornando-se a terceira maior companhia do setor do mundo — atrás apenas de Tencent e Sony.

A Microsoft herdará quase 400 milhões de usuários mensais de jogos da Activision, que estão em 190 países. Do outro lado, a companhia de games passa a ter acesso à infraestrutura de uma empresa com experiência em inteligência artificial e programação.

Apesar de a Activision Blizzard não divulgar os números de seus jogos, avaliadores do mercado de games consideram que o Candy Crush movimente até US$ 3 milhões diariamente. As receitas do jogo aumentaram 20% no ano passado, e ela foi a franquia mais lucrativa em lojas de aplicativos nos EUA.

O anúncio de compra e venda acontece em meio a onda de acusações de assédio contra a empresa de games. Segundo processo movido pelo Departamento de Emprego e Habitação da Califórnia, os escritórios da Activision Blizzard foram palco para abusos contra diversas funcionárias mulheres.

O acordo ainda precisa ser aprovado por órgãos jurídicos e pelo conselho da Activision Blizzard. Porém, a expectativa é que a compra se concretize em 2023.

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