Há duas semanas, um bug na atualização KB2823324 deixou alguns usuários do Windows 7 em pânico: eles não conseguiam mais fazer boot no sistema. Ou aparecia uma tela azul, ou o PC entrava em loop infinito de reinicialização.

A Microsoft reconheceu o problema, divulgou formas manuais de resolvê-lo, e parou de oferecer a atualização com defeito. Mas só agora eles publicaram a atualização sem o bug.

A nova atualização KB2840149 também resolve uma falha de segurança no driver ntfs.sys, responsável pelo acesso ao sistema de arquivos – mas, desta vez, sem causar problemas no seu PC. Se você ativou as atualizações automáticas, ela será instalada pelo Windows Update.

Eis a declaração da Microsoft:

A nova atualização KB2840149… não causará os mesmos problemas no computador. Se você estiver com as atualizações automáticas habilitadas, não precisará tomar qualquer providência. Para quem está fazendo a atualização manualmente, recomendamos aplicá-la assim que possível.

A Microsoft disse que a falha anterior estava restrita ao Brasil, mas nunca explicou claramente os motivos. Ela fez brevemente uma referência ao G-Buster, um plugin de segurança usado por diversos bancos no país. Especialistas apontavam que ele poderia ser o responsável pelo bug: em testes, máquinas com Windows 7 e o GBPlugin não faziam mais boot após a atualização; sem o plugin, tudo funcionava normalmente.

Parece que a falha no Windows 7 ficou para trás, mas se esse plugin realmente fez inúmeros computadores no Brasil pararem de funcionar, é hora de repensar a segurança online que os bancos usam por aqui. [Microsoft via IDG Now]