A Microsoft anunciou em abril do ano passado que o navegador Edge teria suporte a extensões. Após alguns atrasos, o recurso enfim está disponível em uma versão Preview do Windows 10.

>>> O que a Cortana em português já pode fazer, e onde ela ainda precisa melhorar



Por enquanto, existem apenas três opções. O Microsoft Translator traduz páginas automaticamente para mais de 50 idiomas: basta clicar no botão na barra de endereços.

extensoes edge 2

O Mouse Gestures oferece 14 gestos de mouse para você voltar à página anterior, rolar até o início, fechar uma aba (ou todas elas), e mais.

extensoes edge 6

Basta segurar o botão direito do mouse e fazer um desses gestos:

extensoes edge 5

E o Reddit Enhancement Suite adiciona diversos recursos ao Reddit: por exemplo, ele oferece atalhos de teclado, filtra palavras e links, e expande imagens para você não ter que abrir em outra aba – a lista completa está aqui.

extensoes edge 3

Esta é basicamente a mesma extensão oferecida para Chrome, Firefox, Safari e Opera. A Microsoft explicou há algum tempo que o Edge consegue rodar extensões portadas de outros navegadores, após algumas modificações por parte do desenvolvedor.

A equipe do Edge está ajudando a padronizar APIs de extensões junto ao W3C Browser Extension Community Group, para que elas possam funcionar bem entre diferentes navegadores. Algumas APIs foram validadas e estão nesta prévia para os usuários; outras virão em breve, e teremos mais detalhes durante a conferência Build em abril.

A Microsoft adianta que o Edge terá extensões do Adblock Plus, Amazon, LastPass e Evernote. Todas estarão disponíveis apenas para PC.

Nessa fase de testes, o usuário precisa instalar as extensões via sideloading, baixando um arquivo .exe que descompacta uma pasta. Então, você vai em menu > Extensões > Carregar extensão e seleciona a pasta correspondente. Futuramente, elas serão instaladas a partir da Loja do Windows.

A atualização também trouxe outras novidades. O Microsoft Edge enfim permite fixar abas; elas serão recarregadas da próxima vez que você abrir o navegador.

extensoes edge 4

Há também um atalho “Colar e pesquisar” ao clicar com o botão direito na barra de endereços; se houver uma URL na área de transferência, isso vira “Colar e ir”.

O app Alarmes e Relógio oferecem uma forma mais simples de selecionar horários; e o app Mapas foi totalmente recauchutado, com uma nova interface, acesso fácil aos resultados de busca (agora organizados em abas), e design melhorado nas instruções curva a curva.

novo mapas windows 10 2 novo mapas windows 10

Eu testei novamente os comandos da Cortana em português, e ela funciona exatamente como antes: ou seja, os mesmos bugs e limitações continuam lá. A única diferença está na voz: pouco a pouco, a Microsoft está substituindo a antiga voz robótica por uma assistente mais natural.

Tudo isso está na build 14291 do Windows 10, disponível para quem está no programa Insider. Para entrar, é preciso ir até Configurações > Atualização e Segurança > Windows Update > Opções avançadas e clique em “Introdução”. Na mesma tela, arraste o controle de “Release Preview” para “Modo rápido”.

Lembramos que não é recomendável usar uma versão Insider no dia a dia. Baixe a ISO do Windows 10 usando esta ferramenta, siga estas instruções para criar sua máquina virtual/fazer dual boot, e então entre no programa Insider.

[Microsoft]