_Xbox

Microsoft enfrenta obstáculo no Reino Unido para comprar a Activision

O presidente da Microsoft, Brad Smith, disse que a empresa permanece com a intenção de concluir a compra e vai recorrer da decisão

US$ 69 bilhões: Microsoft conclui compra da Activision Blizzard; vai afetar os gamers?

Imagem: Microsoft/Divulgação

A Microsoft enfrenta um obstáculo inesperado para comprar a produtora Activision Blizzard, que desenvolve franquias de sucesso como “Call of Duty”. O Reino Unido anunciou que vai bloquear a aquisição de US$ 69 bilhões devido à práticas anti-competitivas, que poderiam limitar a concorrência no mercado de jogos em nuvem. Esta é  (ou seria?) a maior transação já realizada na indústria de jogos.

O órgão regulador antitruste do país, a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA), disse na quarta-feira (26) que não se convenceu com o compromisso da Microsoft de garantir o acesso à franquia “Call of Duty” nas principais plataformas de jogos em nuvem.

De acordo com a CMA, isso não resolveria efetivamente suas preocupações sobre o impacto negativo da fusão na concorrência e nos consumidores.

A Microsoft, por sua vez, tentou tranquilizar os funcionários da sua divisão de jogos Xbox, dizendo haver uma maneira de avançar para a aprovação da compra da Activision Blizzard.

Em uma reunião geral na manhã desta quinta-feira (27), o chefe da divisão de games da Microsoft, Phil Spencer, reconheceu a decepção da empresa.

Spencer disse que o desejo da Microsoft em prosseguir com o negócio não diminuiu, segundo a Bloomberg.

Spencer disse aos funcionários que o presidente da Microsoft, Brad Smith, ficou acordado às 2h da manhã de quarta-feira elaborando uma resposta à CMA. Ele disse que a diretora financeira Amy Hood, que supervisiona as aquisições, realizou uma reunião de liderança sênior no mesmo dia.

Ainda de acordo com a Bloomberg, o chefe do Xbox disse que a aquisição tinha como objetivo acelerar os planos de jogos da Microsoft.

Para a Microsoft, comprar a Activision não representa a totalidade da estratégia de jogos da empresa. A Microsoft, portanto, seguiria em frente mesmo sem a Activision.

O presidente da Microsoft, Brad Smith, disse em um comunicado que a empresa permanece com a intenção de comprar a Actvision e vai recorrer da decisão, enquanto a Activision disse que vai “trabalhar agressivamente” com a Microsoft para revertê-la.

Sair da versão mobile