_Microsoft

Microsoft faz “limpeza” na área de celulares Nokia baratinhos com a ajuda da Opera

Após comprar a divisão de celulares da Nokia, a Microsoft resolveu fechar diversos serviços pensados para dumbphones - e quem saiu ganhando foi a Opera.

Após comprar a divisão de celulares da Nokia, a Microsoft resolveu fechar diversos serviços pensados para dumbphones – e quem saiu ganhando foi a Opera.

Em seu blog oficial, a Opera explica que todos os celulares simples da Nokia passarão a rodar o navegador Opera Mini. O Xpress Browser, desenvolvido pela Nokia, será aposentado de vez até dezembro.

Celulares rodando Series 30+, Series 40 ou a plataforma Asha recebem uma notificação quando o usuário abre o Xpress Browser, pedindo que visite um link e baixe o Opera Mini. Celulares novos já vêm com este navegador de fábrica, que comprime dados e economiza sua franquia.

A Nokia também fez uma versão do Xpress Browser para Windows Phone, mas o app “não está mais sendo distribuído”. Os recursos para economia de dados foram incorporados ao Windows Phone, no recurso Sensor de dados (Data Sense). Basta ir em Configurações e ativar o “Salvamentos de dados do navegador”.

E desde janeiro, a Nokia Store está sendo substituída pela Opera Mobile Store em celulares simples, no Symbian e em smartphones Nokia X com Android. A loja conta com mais de 300.000 apps para diferentes plataformas.

Se você comprou algum app na Nokia Store, eles continuarão a funcionar, mas você não poderá baixá-los de novo – a loja deixará de funcionar em 31 de março. Em agosto, a Opera anunciou a parceria para levar seus serviços a celulares simples da Microsoft.

A Microsoft também vai acabar com os serviços Nokia Mail e Nokia Chat: eles serão suspensos a partir de 9 de março. Neste link, a empresa dá instruções para fazer backup dos e-mails, e migrar para o Outlook.com.

O motivo para toda essa limpeza é simples: a Microsoft aposta que o Windows Phone pode se encaixar bem no low-end, ocupando uma faixa de preço antes reservada para dumbphones. Na verdade, uma executiva diz em blog oficial da Microsoft: “se você está pronto para trocar seu clássico Nokia, não se esqueça de que há também uma grande linha de Lumias acessíveis”. [Opera Blogs]

Imagens por Opera e Microsoft

Sair da versão mobile