_Microsoft

Microsoft vai permitir que funcionários trabalhem de casa permanentemente

Com “espaço de trabalho híbrido”, Microsoft vai permitir trabalho remoto parcial durante a semana e, em alguns casos, permanentemente.

Imagem: Jeenah Moon (Getty Images)

A Microsoft é a mais recente gigante da tecnologia a consagrar o trabalho remoto como um elemento permanente de suas operações.

De acordo com o The Verge, que citou um memorando interno, em vez de reabrir cautelosamente seus espaços de trabalho nos EUA e cruzar os dedos para que os funcionários – ou seus entes queridos – não peguem covid-19 como resultado, a Microsoft mudará para um “espaço de trabalho híbrido”.

Esse espaço “híbrido”, na verdade, significará coisas diferentes para funcionários diferentes. Cada um deles terá a opção de trabalhar remotamente “por menos de 50%” da semana de trabalho, permanentemente. Com a aprovação do supervisor, seja quem for, a Microsoft concederá a alguns funcionários o status remoto permanente.

Embora a Microsoft não seja a primeira grande empresa de tecnologia a permitir que seus funcionários transformem suas casas em seus escritórios eternos – o Twitter deu essa opção aos seus funcionários em meados de maio -, ainda é uma ideia que alguns CEOs de tecnologia não estão totalmente confortáveis.

No mês passado, o CEO do Google, Sundar Pichai, deu a entender em uma entrevista que a empresa estava trabalhando em opções mais “flexíveis” para seus funcionários assim que retornassem ao escritório no próximo ano, mas ainda parece decidido a mantê-los em suas mesas pelo menos alguns dias por semana. E o Facebook também está estendendo seus pedidos de trabalho remoto até o próximo ano, mas não fez qualquer movimento para permitir que seus funcionários continuassem trabalhando remotamente depois disso.

Talvez devessem. Cidades como San Francisco e Seattle são centros de tecnologia em expansão há anos. Isso se traduziu em cidades se tornando mais caras, mais estratificadas e mais, digamos, extremamente injustas para os não-técnicos. No ano passado, San Francisco relatou um aumento de 17% no número de residentes que vivem nas ruas ou em seus carros: o maior aumento visto em quase duas décadas na cidade.

Permitir que os funcionários desses tipos de polos tecnológicas trabalhem de casa pode ajudar. Conforme relatado pelo The Verge, os funcionários da Microsoft que escolherem trabalhar remotamente em uma base permanente terão permissão para se deslocarem pelo país se quiserem, e embora isso não cubra os custos de transporte pelos Estados Unidos, a empresa ofereceu-se para cobrir as despesas de home office. Expandir a força de trabalho do Vale do Silício para fora pode aliviar a pressão nessas cidades.

A mudança para o trabalho remoto na área de tecnologia não vai resolver as crises nessas cidades da noite para o dia – longe disso. Mas as novas políticas da Microsoft significam uma mudança, não apenas em uma direção mais segura para sua própria equipe, mas em uma direção economicamente mais saudável para as cidades que essas empresas tendem a devorar.

Sair da versão mobile